Imagine que você foi para uma viagem de trabalho pra outra cidade, e junto com você e seus colegas, também foi uma novata que acabou de entrar naquele emprego. Enquanto vocês estão almoçando no restaurante, a novata está sentada sem comer nada, e perguntam para ela por qual motivo ela não está almoçando, e ela fala que não está com dinheiro para almoçar. Então você e seus outros colegas se juntam e pagam um almoço pra ela, por caridade.
Até aí tudo bem. No final do dia, após sair de uma reunião, vocês estão andando na rua, quando passam por uma loja de roupas. Então a moça que ganhou o almoço entra lá, escolhe uma bolsa de grife e tira da carteira dela R$2.000,00 (vinte notas de 100) e compra à vista uma bolsa de dois mil reais.
Depois disso, ao ser questionada, ela responde que realmente não estava com dinheiro pro almoço. Porque ela já tinha decidido comprar essa bolsa desde antes de viajar, e deixou o dinheiro separado pra comprar a vista e em nota. E ao juntar as coisas da viagem, ela acabou trazendo apenas esse dinheiro da bolsa, mas esqueceu o cartão de crédito e o dinheiro para os gastos cotidianos em uma outra mochila na casa dela. Então, ela não tinha levado o dinheiro pra comida e nem pra outras coisas, levou só o da compra.