Isso é saudosismo, e também um pouco do que a popularidade de algo faz com a cultura (seja ela qual for, no caso é auditiva, mas acontece em várias artes). Nos anos 80 as músicas que eram populares em casas noturnas, nas rádios em qualquer outra meio que atingisse muitas pessoas, eram músicas de natureza diferente do que é hoje, hoje o tipo de música que faz sucesso é normalmente banal. Por isso dá essa impressão que a qualidade da música caiu, mas não caiu, na verdade melhorou, o que caiu é a qualidade da cultura das pessoas.
A maioria das coisas atuais envolvendo arte é melhor que antigamente; há coisas incríveis que são clássicas, mas também há coisas incríveis da modernidade.
Acho que as músicas dos anos 1960 até começo dos anos 2000 tinham qualidade equivalente. Após esse período surgiu muita música popular de baixa qualidade, com letras de versos únicos e pegajosas, pouca utilização de instrumentos musicais e para pior a situação, a internet ajudou a popularizar ainda mais esse tipo de lixo.
Mas ainda hoje é possível encontrar música de qualidade, só da mais trabalho de achar.
Claro que não.
Quem disse isso não entende nada de música.
Tem ouvir as músicas mais recentes de hj em dia.
Veja só que profundidade tem a letra dessa aqui