Sim.
Eu gostei muito da leitura do livro. Gosto da atmosfera da história. Acho interessante o fato do livro ser uma literatura epistolar, com o relato de vários protagonistas. Eh legal ver os fatos na visão de várias pessoas.
A história eh contada através de diários,
memorandos, jornais e cartas. Todo esses documentos concatenados que nos apresenta a visão de Dracula. Alias, Conde Drácula eh bem diferentes dos filmes. No livro de Bran Stoker, o Nosferatu eh muito mais maligno, ele não eh apaixonado pela Mina, transforma ela apenas por vingança. Ele eh cruel.
O que me chamou mais atenção eh que Drácula anda de dia, não eh vulnerável a luz do Sol. Isso na verdade foi criação do cinemas. No entanto, durante o dia o vampiro eh mais fraco e eh mortal.
O Drácula eh muito poderoso, pode controlar animais como lobo, invocar tempestades, pode se transformar em outros animais e tbm se transforma em neblinas.
Mas tem pontos fracos como símbolos sagrados, durante o dia ele eh mais fraco.
Mas o que eu mais gostei foi o grupo formado pelos personagens para caçar o Drácula: Mina, Jonathan hacker, Dr Seward, Van Helsing, Quincey Morris e Arthur Holmwood. Momento que eles decidem perseguir e destruir o Drácula eh que torna a história mais foda.
Van Helsing eh um verdadeiro gênio, ele eh cérebro do grupo. Ele aproveita a conexão de Mina com vampiro depois que ela foi vampiralizada, para tentar descobrir por meio de hipnose a localização do vampiro. A Mina Hacker tem um papel muito importante na trama, pois eh ela que reúne todos os diários, jornais e cartas para registrar o livro.
A caçada de Drácula torna a aventura deles mais fantástica. O Drácula eh inteligente e consegue escapar várias vezes da perseguição.
Esse livro ajudou a forjar o arquétipo do Vampiro. Acrescentando elementos para convenção do vampiro. Recomento a Leitura de Carmilla que influenciou Bran Stoker a escrever Drácula.