eles respondem
Tirar um tempo para você fazer o que quer não é egoísmo. A filha não é sua, é da sua mãe. É muito bonito que você ajude, mas a responsabilidade ainda é da mãe/pai e isso não deve interferir na sua vida pessoal.
Sua mãe tá tirando a liberdade de viver pra ter responsabilidades, por que ela não fechou as pernas.
Acho q já está na hora de você ir procurando ter sua vida independente, o seu canto
Enquanto tiver com sua mãe ela vai querer dividir a irresponsabilidade dela na criação da sua irmã contigo. Provavelmente não vai mudar, e você já tá na hora de viver sua vida também, curtir seus roles, não dá pra fazer tudo com irmão
Já passou da hora de você juntar sua reserva de emergência e morar sozinha. Não pule a etapa da reserva de emergência (pesquise sobre isso), senão vai acabar voltando com o rabo entre as pernas.
Não sacrifique o seu futuro. Você nunca vai sair do canto se assumir a responsabilidade pela sua irmã. Quem faz isso geralmente não consegue montar sua própria família, vive a vida inteira para cuidar dos pais e das responsabilidades que estes deveriam ter assumido.
Olha guria acredito que não tem mal algum você querer fazer suas coisas e viver sua vida. A sua irmã responsabilidade dos seus pais é claro que se você puder e é óbvio que você vai ajudar. Porém tem duas coisas aí a sua irmã já está com uma certa idade e já está na hora de ela cuidar de sua vida em relação a ti, se eu fosse tu eu me organizaria para ter meu cantinho e viver minha vida
Negativo, a responsabilidade da criança no momento é da sua mãe.
Ela que se vire(não to dizendo para deixar de lado, só dizendo de quem é a responsabilidade, quem tem a guarda…é a sua mãe e não você
Seus pais estão errados em terceirizar o papel deles, não podiam cuidar, mas todos trabalhando antes de você pedir as contas, onde pagar uma cuidadora seria interessante.
Agora com boa profissão deve colocar você e seu futuro em primeiro lugar, depois família, e porque ir a um lugar que possivelmente terá drogas?
Seus pais são do tipo abusivos e chantagistas, e sendo narcisistas então seriam perversos, precisa impor limites, conseguem facilmente o que querem.
A princípio a depressão de sua irmã pode estar se sentindo vazia, ou deixada de lado por ter este problema, parece que seus pais não sabem lidar.
Em seu lugar o que eu faria era uma viagem em família, escolher um bom lugar, diversas atividades, abraços, sorrisos, e muitas fotos para depois relembrar em futuras histórias.
Parece que aí está cada um na sua e vida que segue
Minha irmã nasceu quando tinha eu 16. Fico as tardes com ela depois do almoço até as 18h
O coisa fofa já já pego ela para a gente passear (ɔ˘ ³(ˆ‿ˆc)
Essa geração canguru é um fracasso, um bucetāo de 27 anos e morando com os pais, já era para estar morando sozinha né... sai e deixa a tua mãe cuidando é responsabilidade dela
Nesse caso quem tá sendo egoísta é a sua mãe. Quem tem a maior responsabilidade pela sua irmã é ela e não tu. Acho completamente errado isso, os pais fazerem os filhos e jogarem esssa responsabilidade pra cima dos outros filhos mais velhos.
Tudo bem eles pedirem pra cuidar vez ou outra, mas isso ai ja é abuso por parte deles. Ainda mais que tu ajuda com tudo ai. Não é justo contigo, ainda mais querendo passar a virada com os amigos.
Foi você quem fez, logo é sua responsabilidade.
elas respondem
Vá morar sozinha, os filhos são delas, você não tem que ter responsabilidade nenhuma com eles, mas enquanto você continuar embaixo do teto dela, ela vai continuar te explorando, porque ela pode.
Isso é muito comum. E muito errado. Irmão não tem obrigação nenhuma de cuidar de irmão mais novo. Isso não existe. Os pais que têm que cuidar e pronto. Na hora de fazer é bom... Na hora de criar...
De um jeito de ir na viagem mesmo assim e se vc tem condições saia de casa. Pense em vc. Quem pariu, que balance.
Quem pariu Matheus que embale.
Sua mãe está transferindo a responsabilidade dela como mãe pra você. Uma tia minha fazia isso com minha prima. E eu falava mesmo. Sou a atrevida da família que passaram a pensar bem antes de reclamar de certas coisas perto de mim. Minha tia fazia exatamente assim e eu chamei minha madrinha, sogra dela, e expus a situação e o absurdo.
Resolveu quando a família juntou e chamou ela pra ter postura de mãe e parar de usurpar a vida da filha mais velha.
Ps: Ainda bem que não sou sua amiga. Eu já teria feito um furdunço aí com sua mãe que você não tem ideia!
Hum. Mãe egoísta essa sua
Boba você que deixou isso se tornar assim, minha mãe tentou me jogar essa responsabilidade, eu ficava sozinha em casa com 7 anos e cuidava do meu irmão de 4, e quando eu tinha 11 nasceu meu outro irmão, eu ajudei até um certo ponto, depois botei o outro irmão para cuidar dele e aos 18 eu saí de casa, minha mãe veio com um papo assim "poxa agora que você está de maior e iria ajudar a mãe e blá blá blá" eu simplesmente precisava viver minha vida. Meu irmão mais novo vai fazer 10 anos e não fica sozinho por 30min se que eu com essa ideia estava quase cuidando dele recém nascido...e por incrível que pareça esse meu irmão também está com início de depressão e ansiedade (ela vai começar o acompanhamento psicológico agora em janeiro)
Irmão nunca é responsabilidade de outro irmão.
A responsabilidade por sua irmã é dos seus pais.
Na boa, se continuar assim não ajuda a pagar o carro e compre o seu.
Para de reclamar e vá cuidar da sua irmã, sua desocupada
Tranca ela no porão e seja feliz
Já era pra estar bem casada com um bom homem decente e com filhos já.