Tenho 27 anos sempre ajudei meus pais desde pequena em casa.. arrumando ela e cuidando da minha irmã que nasceu quando eu tinha 14 anos!!
Me lembro que meu primeiro emprego aos 16 anos eu pedi as contas para poder cuidar dela em casa pq meus pais falaram que não tinha com quem deixar ela pq precisavam trabalhar... Na época 2013 ganhava 600 reais, o salário mínimo.. e tive que pedir as contas por causa disso!! Fora outras coisas que já aconteceu!
Agora com uma boa profissão sempre tento dar o melhor para meus irmãos, família.. e combinei com meus amigos do trabalho que vou passar o ano novo com eles em outra cidade, perguntei para minha mãe se eu podia usar o carro dela que ajuda a pagar manutenção e até mensalidade.. a única pergunta dela foi: você vai levar sua irmã? Eu disse que não porque aonde eu vou vai ter muitas bebidas provavelmente drogas e eu não quero ela meu irmão para esse lugar!! então ela disse se eu não levar minha irmã ela não vai me emprestar o carro porque é minha obrigação levar minha irmã já que ela tem depressão..
Sempre tento ser irmã presente amiga brincalhona.. só que não acho justo minha mãe fazer isso comigo, estou sendo egoísta?

elas perguntam
14 11
eles respondem
30/12/2022 11h14
Tirar um tempo para você fazer o que quer não é egoísmo. A filha não é sua, é da sua mãe. É muito bonito que você ajude, mas a responsabilidade ainda é da mãe/pai e isso não deve interferir na sua vida pessoal.
anônimo
30/12/2022 11h43
Sua mãe tá tirando a liberdade de viver pra ter responsabilidades, por que ela não fechou as pernas.
30/12/2022 11h39
Acho q já está na hora de você ir procurando ter sua vida independente, o seu canto
Enquanto tiver com sua mãe ela vai querer dividir a irresponsabilidade dela na criação da sua irmã contigo. Provavelmente não vai mudar, e você já tá na hora de viver sua vida também, curtir seus roles, não dá pra fazer tudo com irmão
anônimo
30/12/2022 15h15
Já passou da hora de você juntar sua reserva de emergência e morar sozinha. Não pule a etapa da reserva de emergência (pesquise sobre isso), senão vai acabar voltando com o rabo entre as pernas.

Não sacrifique o seu futuro. Você nunca vai sair do canto se assumir a responsabilidade pela sua irmã. Quem faz isso geralmente não consegue montar sua própria família, vive a vida inteira para cuidar dos pais e das responsabilidades que estes deveriam ter assumido.
30/12/2022 11h19
Olha guria acredito que não tem mal algum você querer fazer suas coisas e viver sua vida. A sua irmã responsabilidade dos seus pais é claro que se você puder e é óbvio que você vai ajudar. Porém tem duas coisas aí a sua irmã já está com uma certa idade e já está na hora de ela cuidar de sua vida em relação a ti, se eu fosse tu eu me organizaria para ter meu cantinho e viver minha vida
30/12/2022 14h29
Negativo, a responsabilidade da criança no momento é da sua mãe.

Ela que se vire(não to dizendo para deixar de lado, só dizendo de quem é a responsabilidade, quem tem a guarda…é a sua mãe e não você
anônimo
30/12/2022 11h28
Seus pais estão errados em terceirizar o papel deles, não podiam cuidar, mas todos trabalhando antes de você pedir as contas, onde pagar uma cuidadora seria interessante.
Agora com boa profissão deve colocar você e seu futuro em primeiro lugar, depois família, e porque ir a um lugar que possivelmente terá drogas?
Seus pais são do tipo abusivos e chantagistas, e sendo narcisistas então seriam perversos, precisa impor limites, conseguem facilmente o que querem.
A princípio a depressão de sua irmã pode estar se sentindo vazia, ou deixada de lado por ter este problema, parece que seus pais não sabem lidar.
Em seu lugar o que eu faria era uma viagem em família, escolher um bom lugar, diversas atividades, abraços, sorrisos, e muitas fotos para depois relembrar em futuras histórias.
Parece que aí está cada um na sua e vida que segue
anônimo
30/12/2022 11h36
Minha irmã nasceu quando tinha eu 16. Fico as tardes com ela depois do almoço até as 18h
O coisa fofa já já pego ela para a gente passear (ɔ˘ ³(ˆ‿ˆc)
anônimo
30/12/2022 13h13
Essa geração canguru é um fracasso, um bucetāo de 27 anos e morando com os pais, já era para estar morando sozinha né... sai e deixa a tua mãe cuidando é responsabilidade dela
30/12/2022 14h14
Obedeça e fique quieta.
30/12/2022 11h16
Nesse caso quem tá sendo egoísta é a sua mãe. Quem tem a maior responsabilidade pela sua irmã é ela e não tu. Acho completamente errado isso, os pais fazerem os filhos e jogarem esssa responsabilidade pra cima dos outros filhos mais velhos.

Tudo bem eles pedirem pra cuidar vez ou outra, mas isso ai ja é abuso por parte deles. Ainda mais que tu ajuda com tudo ai. Não é justo contigo, ainda mais querendo passar a virada com os amigos.
anônimo
30/12/2022 15h03
Foi você quem fez, logo é sua responsabilidade.
30/12/2022 15h05
E eu com isso?
elas respondem
anônima
30/12/2022 11h13
Vá morar sozinha, os filhos são delas, você não tem que ter responsabilidade nenhuma com eles, mas enquanto você continuar embaixo do teto dela, ela vai continuar te explorando, porque ela pode.
30/12/2022 14h39
Isso é muito comum. E muito errado. Irmão não tem obrigação nenhuma de cuidar de irmão mais novo. Isso não existe. Os pais que têm que cuidar e pronto. Na hora de fazer é bom... Na hora de criar...

De um jeito de ir na viagem mesmo assim e se vc tem condições saia de casa. Pense em vc. Quem pariu, que balance.
anônima
30/12/2022 11h19
Quem pariu Matheus que embale.
anônima
30/12/2022 11h14
Sua mãe está transferindo a responsabilidade dela como mãe pra você. Uma tia minha fazia isso com minha prima. E eu falava mesmo. Sou a atrevida da família que passaram a pensar bem antes de reclamar de certas coisas perto de mim. Minha tia fazia exatamente assim e eu chamei minha madrinha, sogra dela, e expus a situação e o absurdo.
Resolveu quando a família juntou e chamou ela pra ter postura de mãe e parar de usurpar a vida da filha mais velha.

Ps: Ainda bem que não sou sua amiga. Eu já teria feito um furdunço aí com sua mãe que você não tem ideia!
30/12/2022 11h40
Hum. Mãe egoísta essa sua
30/12/2022 11h22
Boba você que deixou isso se tornar assim, minha mãe tentou me jogar essa responsabilidade, eu ficava sozinha em casa com 7 anos e cuidava do meu irmão de 4, e quando eu tinha 11 nasceu meu outro irmão, eu ajudei até um certo ponto, depois botei o outro irmão para cuidar dele e aos 18 eu saí de casa, minha mãe veio com um papo assim "poxa agora que você está de maior e iria ajudar a mãe e blá blá blá" eu simplesmente precisava viver minha vida. Meu irmão mais novo vai fazer 10 anos e não fica sozinho por 30min se que eu com essa ideia estava quase cuidando dele recém nascido...e por incrível que pareça esse meu irmão também está com início de depressão e ansiedade (ela vai começar o acompanhamento psicológico agora em janeiro)
30/12/2022 11h21
Irmão nunca é responsabilidade de outro irmão.
A responsabilidade por sua irmã é dos seus pais.
Na boa, se continuar assim não ajuda a pagar o carro e compre o seu.
anônima
30/12/2022 14h33
Para de reclamar e vá cuidar da sua irmã, sua desocupada
anônima
30/12/2022 15h03
Ela tá errada
30/12/2022 15h07
Tranca ela no porão e seja feliz
anônima
30/12/2022 15h14
Já era pra estar bem casada com um bom homem decente e com filhos já.