elas respondem
Tem nada a ver, sou atéia e tenho moral por questão dos meus próprios princípios e não por causa de uma ilusão, uma utopia que não existe.
ERRADO, é só olhar para os livros ditos ''sagrados'': '' as mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao senhor, pois o marido é o chefe da mulher '' efésios 5:22,23. '' se uma mulher for estuprada e não gritar alto suficiente. ela deve ser apedrejada até a morte- deuterônomio 22:23
vc nunca estudou a moral dentro da filosofia quando foi para escola?? bizarro kkk
Moral x moral cristã x moral de outras religiões = pesquise sobre moralidade nos tempos antigos, quando a filosofia floresceu. Na época Cristo ainda não tinha vindo e a moral já era discutida. Pesquise sobre a visão moral em religiões não cristãs, verá que ela também existe, envolve cultura e costumes de cada povo. Logicamente, um ateu poderá exercer moralidade independente de sua não crença. Entenda que a moral cristã é a moral cristã, você segue conceitos específicos onde uma pessoa não cristã poderá não seguir, pelo simples fato de ela não ser cristã e tá tudo bem. Sua moral cristã não é superior nem melhor que outras ideologias, pois cada uma tem suas próprias características.
Por fim, o reino animal é desprovido de diferenciação entre bem e mal, logo moralidade não se aplica
Nada a ver. Conheço ateus muito melhores do que pessoas que acreditam em Deus e se dizem boas.
eles respondem
Japão e Noruega tem menor população cristã que o Brasil, onde acha que o povo é mais honesto e ético?
O que define certo e errado é o coletivo e os costumes da época. Religião, política, tradições, é uma soma de fatores.200 anos atrás você poderia ser um cidadão honrado mesmo possuindo escravos.
O leão mata pra comer e sobreviver. Seres humanos matam pra comer uns aos outros, gênio?
A moralidade vem da consciência humana. A partir do momento em que o ser humano é o único animal que raciocina, que pensa sobre a própria existência, ele criou a sociedade e métodos dentro dessa sociedade onde há a linha que separa o certo do errado. Os outros animais não puderam fazer o mesmo, já que não aprenderam a raciocinar como nós, vivem apenas pelo instinto. Se o ser humano é o único animal capaz de racionar e de se viver em sociedade, criar leis, ele pode muito bem criar uma ideia de um Deus, uma religião e dentro dela morais e normas a serem seguidas, como forma de controle populacional, é bem possível. Jamais duvide da capacidade do ser humano, são inúmeras artimanhas, o cérebro humano é uma das maiores armas já vistas.
Faria sentido, existiria sim a moral feita pelo próprio homem.
Ateus não costumam usar quaisquer divindades para parametrizar seus pensamentos. Isso é coisa de crente tentando adivinhar como os ateus pensam.
Nós não somos capazes de, racionalmente, criar um código moral baseado em nossos próprios objetivos e em nossa própria natureza?
Aliás, não é mais ou menos isso que a religião e o Congresso Nacional faz?
Quanto à moral: não existe. Não existe certo ou errado. Objetivamente falando, tudo é permitido. Eu posso matar, estuprar, e isso não é errado no campo natural. Inclusive os próprios Códigos não dizem que matar é errado ou proibido, mas que se fizer x haverá sanção y, pois é interessante que seja para o bom convívio em sociedade. Mas errado, não é. A não ser que você me explique objetivamente o porquê de ser. E isso eu duvido que qualquer um possa fazer sem recorrer às morais absolutas (que também são insustentáveis, já que sempre haverão conflitos morais: posso matar o homem que estuprou a minha filha?).
Ateu pode e muitos são bons. Porque mesmo não acreditando em Deus, eles seguem como manual de conduta a moral judaico/cristã.
E no caso, vc está dizendo isso de forma teologicamente AMPLA, ou meramente na religião q vc crê?
Pq cristianismo atende próximo de 40% do população mundial, mas não é religião dominante em diversos países.
E mesmo nos países não cristão, as pessoas não saem matando indiscriminadamente ...
Não dá para negar q em algum momento da humanidade as religiões serviram de bússola moral.
Mas não é mais indispensável.
Um ateu não necessariamente é uma pessoa ruim. A moral pode está condicionada a vários motivos. Como à vida em sociedade. Matar, roubar, ser desonesto etc são coisas que prejudicam o convívio em sociedade. E pra nós que somos seres sociais, o que prejudica o convívio é imoral.
Claro que a moralidade existe Independente de Deus.
Códigos morais e éticos existem bem antes do conceito cristão de Deus existir.
Se Deus não existisse, não existiria ateu para acreditar nele!! Reflita
Ambos casos é possível estabelecer regras de moral, mas apenas em um há punição para quem não aceita o padrão moral.
Ou seja, o ateu diz que não erra, mas por uma motivação da própria consciência, consciência humana que ao meu ver, já demonstrou ser falha pra quem crê numa punição eterna, imagine numa consciência em que não existe nem punição nem ganho ao fazer o que seria moralmente correto ?
Esquece Deus.
A moralidade é algo íntimo; sua consciência.
Coloca deus na jogada: ele norteia essa consciência.
Me responde uma coisa. Em religiões como o budismo, que está mais para um estilo de vida, e Buda não necessariamente é um Deus, matar é ético?
Você confundiu os conceitos de moral e ética. A moral está ligado a costumes, por exemplo, no cristianismo já foi moral matar mulheres por bruxaria, veja que, isso era costume, então era moral.
Já a ética está relacionado com o certo e o errado, isso não requer religião para identificar.
Que nada. Maioria dos jovens que se dizem ateu quando chegam aos 20/30 anos vão parar na igreja após a conversão. É natural, é o ciclo, pois juventude é sinônimo de rebeldia e os jovens tendem sempre a tentar serem independentes de qualquer coisa. Porém, no entanto, quando estes mesmos jovens chegam em certa fase da vida muitas dúvidas e receios os fazem se converter. Pode ter certeza que maioria das pessoas que, na juventude, falam não acreditar em Deus acabam se convertendo.
Na Babilônia já existiam leis punia quem matava ou cometia outros crimes contra pessoas e ngm acreditava na mitologia cristã naquela época, então sim é totalmente possível a existência de moral sem a crença em mitologias independente de qual for
A moral é relativa a empatia do ser humano e isso não tem relação direta com acreditar ou não em Deus. Você pode fazer o bem, ser bom e ser ateu.