eles respondem
Ou isso ou vão ter que se adaptar. Os neopentecostais já se adaptaram muito melhor à modernidade. O povo de hoje é comodista, só vão aceitar religião se a religião não interferir na vida pessoal dela ou interferir o mínimo possível.
A católica é relativamente tradicional, o que é o esperado de uma religião. Se uma religião muda muito, ela vira outra religião e a católica quer ser a católica. Mas o mundo está mudando muito rápido e o protestantismo tenta deixar a vida mais fácil para os fieis, desde o início o protestantismo precisava disso pra ganhar fieis, já que era uma seita minúscula. Foi só assim que cresceu tanto e depois se modificou tanto e se adaptou bem melhor às coisas de hoje, inclusa a neopentecostal.
Pode ver que a católica ortodoxa sobrevive bem melhor do que a católica romana, porque sua força é em regiões de baixíssima influência da protestante. Inclusive isso influencia em outros costumes desses povos, já que o protestantismo prega algumas causas controversas, mas aí é outra história.
É um pouco por isso que a igreja católica da França está pedindo reformas ao Vaticano. As dioceses estão sentindo a crise. Eu acho mais honorável uma religião desaparecer com seus princípios do que se abdicar deles pra sobreviver, mas é compreensível.
Ou ela desaparece de vez, ou se torna uma coisa diferente. Aliás, já está se tornando - olha o que tentaram fazer na Nicarágua: servir de vetor ideológico para terceiros.
Mas no Brasil o caso é mais grave do que em outros países por causa do efeito Edir Macedo. No resto da América Latina pelo menos o negócio está mais devagar.
Acho difícil. É normal ver mais pessoas idosas em igrejas mesmo, e ainda existem bastantes jovens seguindo o chamado religioso.
Eu perdi o número de igrejas evangélicas que o pastor estava pregando para a rua apenas, mas mesmo assim continuavam. A pior hipótese seria assim.
A igreja vem passando por uma crise nas últimas décadas. Pelo excesso de burocracia e conservadorismos dogmaticos, não se adaptou e se atualizou às demandas e costumes das sociedades modernas. Com isso, abriu um espaço tremendo para a invasão das 5000 vertentes neopentecostais evangélicas, que provaram com o tempo, pro bem ou pro mal, que sabem dialogar melhor com seu público alvo
Kakakakka
Vai nessa.
Igreja com todo poder que tem...
Pode colocar aí que em mais mil anos, independente da evolução e esclarecimentos que a humanidade tiver, estará lá a icar de boa curtindo tudo isso.
Porque Deus morreu, mas a sua sombra nos cobrirá por muitos séculos
Espero que sim
Solteira, linda?
Se a igreja católica vai fechar as portas no futuro, é possível, mas acho q isso demoraria mt tempo (tipo alguns séculos)
Acredito que não. O catolicismo nunca acabará.
Acho, a perseguição existe desde sempre. A história se repete. Se virar uma ditadura vai ser mais acelerado esse processo de fechamento de igrejas.
Acho que vai ficar só as matrizes
elas respondem
Não existe só velho na igreja. Geralmente eles tem o costume de ir a igreja com mais frequência.
Vai em uma missa de domingo á noite pra você ver como ela é vazia.
De forma alguma. Isso não tem a menor possibilidade de acontecer.
A Igreja Católica não é só religião, há o lado social também. Muitos não sabem mas a ICAR é a maior instituição de caridade do mundo, além de ter um trabalho essencial em outros setores como comunicação, justiça, ciência e tantos outros, sendo bastante atuante na sociedade civil e contribuindo e muito para o estabelecimento de bons serviços. Nem só de reza vive a Igreja, mocinha.
E agora falando agora sobre o lado espiritual, a Igreja Católica nunca se extinguirá. Existe uma profecia que diz que nem as portas do inferno prevalecerão sobre ela. Ao longo dos séculos ela passou por diversas crises, foi duramente perseguida, quase foi totalmente exterminada mas está aí, há 2 mil anos e assim seguirá, até Deus permitir.
Algumas coisa sempre vai ficar aberta né
Minha mãe assiste a rede vida e o que vejo de padres , guris novos, se formando é surreal .Até freira, coisa que achei não existia mais
Se não for destruído tudo antes.
As evangélicas q deveriam, não suporto esses crentes hipócritas e ladrões.
Fechar não, mas a tendência é aumentar os neopentec. A mistura de religião com liberalismo e papo de coach funcionou demais, sem mencionar as inúmeras franquias que brotam igual a erva daninha.
Se fechar as pessoas vão ficar doente mas ainda e fanáticos. Pô que muita gente ia na igreja católica apostólica Romana e moderna eu gostava muito mais assim do que está de hoje em dia pô causa da música que regravar da igreja de crente e tbm tá fazendo igualzinho a eles então pra mim não dá pra frequentar. Eu não me sinto bem eu falo tá tentando fazer igual a assembleia de Deus . então pra mim eu parei de ir na igreja .
Acho que o número de fiéis tende a diminuir, mas a Igreja não morrerá, pq o niilismo, hedonismo e materialismo em que vivemos um dia passarão - nas próximas gerações, dps de sofrerem bastante pelos erros da que está viva hoje.
Vcs podem bater o pé, mas a verdade é q Pode vir comunismo, socialismo e o escambau, cedo ou tarde as pessoas cansam de sofrer, e tendem a retornar à normalidade dps.
Nós últimos 50 anos a teologia da libertação corroeu a igreja católica por dentro, mas o queais se vê hj é jovem de 16 ou 20 anos recorrendo ao tradicionalismo.
“Tu es Pedro e sobre está pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Mt 16,18
Nunca fechará as portas, ela vai ter que se reinventar, assim como as neopentecostais fizeram.
Em outros países ela costuma funcionar bem, se for fechar será apenas em alguns.