elas respondem
Vai ensinar sobre todas as religiões? Se sim, ok. Caso contrário, não.
Deveriam ensinar todas como parte do ensino filosófico.
Mas entendo o porquê de ensinarem… Afinal, a constituição brasileira tem base em conceitos da filosofia judaico-cristã. Faz parte da história e é um meio de compreender como a nossa sociedade se organiza e foda-se não quero mais falar.
Não acho, se todos aprendessem a história das religiões e no que se fundamentam, teríamos menos intolerância religiosa.
Não acho, passam pela história de cada denominação religiosa, isso é importante.
eles respondem
Ensinando ou não, as religiões não deixariam de existir por isso. O ideal seria fazer um panorama geral de todas religiões, ou ao menos das que têm mais força no Brasil, sem beneficiar uma ou outra, e de modo que não forçasse uma crença. Seria apenas como algo informativo/educativo, assim como fazem com as outras disciplinas. Querendo ou não, a religião também perpassa questões da história do país, então não tratar desse mote é extrair ou ocultar uma parte importante da própria história. Um exemplo é as de matrizes africanas que ganham corpo aqui no Brasil justamente por causa da escravidão.
Lembrando que o Estado é laico, então empurrar uma religião/crença é inadmissível.
Concordo com a decisão do STF: a participação sendo facultativa, não fere a laicidade do Estado.
Claro que não
Toda escola precisa ser sem partido.
Professores não devem impor seus pensamentos ou suas crenças em escolas
Relgiao tem que continuar pois fala do amor de Deus.
Não tem nada a ver com religião
Nunca entendi o porquê dessa disciplina.
Só uma religião pode ser ensinada
Há três tipos de escolas, e as regras para certas escolas podem precisar ser diferentes das regras de outras, pensando no melhor interesse coletivo.
PÚBLICA: Não deve ter ensino religioso na escola pública. Não há como afastar o viés da religião do professor em benefício do verdadeiro ensino teológico aqui, pois os professores são muito livres e pouco fiscalizados. Só haverá doutrinação e do tipo mais pessoal, da opinião do professor.
FILANTRÓPICA: Muitas escolas são mantidas pela igreja, que diminuiria a oferta de ensino se lhes fosse negado o ensino religioso. Pelo bem das crianças que usufruem disso, essas escolas não devem ser afetadas. Por mais que esse seja um aspecto negativo, o benefício em geral vale o preço.
PRIVADA: Os pais pagam pelo que quiserem. Eles próprios fiscalizam o serviço prestado. Certamente eles não matricularão seus filhos em um serviço que repudiam, então, em casa, o ensino filosófico deve ser o mesmo. Então essas escolas devem ser livres para fazerem o que bem entenderem sobre isso.
não.
nossa historia passou pela cultura religiosa. importante.
Lógico, se eu quiser saber de religião eu vou na igreja.
Deus é um só
Deveria ensinar a gente a investir, fazer imposto de renda, empreendedorismo e tal
Eu ia gostar
Sem viés religioso/político?
Como uma "ciência"?
Sim, ao menos se os professores tivessem ética para não induzir os alunos para tal ideologia ou crença, seria algo útil.
Falando para mim logo eu que estudei em escola católica kkkkkkk.
Acho que tem que ser ensinada do jeito certo *-*