é demorado, pq é de graça né, várias pessoas tem acesso, é público, então óbvio que vai demorar
É bem ruinzinho comparado ao sistema britânico e canadense, que também não é lá grande coisa.
O SUS até tenta ajudar, mas falha em grande parte das vezes. De fato, o sistema consegue ajudar algumas pessoas que se mantém vivas até serem atendidas, passar pelos exames, e chegar ao diagnóstico final, mas o sistema te força a depender meio da sorte.
Já usei o SUS e sei o quão ruinzinho ele é, em diversos pontos que eu poderia citar. Em primeiro lugar, se você estiver com algum problema de saúde, não basta você chegar no posto de saúde e agendar um médico, tem que esperar a agenda abrir para a marcação, ir no dia, pegar uma senha, e aguardar miseravelmente para ser atendido. Após isso, você vai agendar uma consulta com um médico (clinico geral) que pode demorar de 15 a 30 dias. Quando finalmente você ser atendido, entra na fase dos exames, dai é sentar e esperar, porque é beemmm demorado. Os exames que eles pedem são muito lentos. Exames simples podem levar até 1 mês, outros mais complexos podem levar até 3 meses, ou seja, uma verdadeira tortura psicológica. Dependendo do seu problema, você morre antes de conseguir agendar o segundo exame.
Um fato interessante é que os Estados Unidos gastam proporcionalmente mais com saúde do que o Brasil, 17% e 10% respectivamente, mesmo o serviço sendo pago e o setor privado nos EUA tendo a dominância na área da saúde.
Hoje eu prefiro pagar mesmo, há planos baratinhos que cobrem grande parte das enfermidades. Além disso, há seguros que cobrem doenças, acidentes e até transplantes. Não é nada mais prazeroso do que você agendar o médico para o outro dia e o exame para o dia seguinte e em menos de 1 semana estar com o resultado em mãos.
Seria interessante que houvesse uma cooperação maior entre inciativa pública e privada para a prestação de serviços na área da saúde no Brasil, mas a ignorância do brasileiro com empresas público-privadas assusta.