mas costuma ser tão demorado quando precisamos de atendimento ou cirurgia?

eles perguntam
5 13
elas respondem
anônima
12/01/2023 19h14
Pq ele é.
O Sus é o maior sistema de saúde no mundo, já pensou que sem o Sus milhões de Brasileiros nem se consultariam, fariam cirurgias, tratamentos?
Ele pode demorar, mas bilhões de procedimentos são realizados por ano no Sus.
Eu, você e todos os brasileiros usam o Sus, até os ricos.
Sem o Sus muitos não teriam acesso a medicamentos gratuitos e teriam que comprar.
A sua vacinação é feita pelo Sus.
Mas o pessoal só sabe reclamar né.
12/01/2023 18h50
É o melhor mesmo, mas a demanda de pacientes é muito alta, acaba sobrecarregando o sistema. Tem poucos sistemas de saúde no mundo que vão te dar tratamentos, cirurgias, internações, vacinas de forma gratuita, sem estipular um teto de gastos.
anônima
12/01/2023 18h49
Era pra ser porem ninguem se meche já fiz cada barraco pra ser atendida e tem gente que espera a boa vontade de outros.
anônima
12/01/2023 18h48
Não sei, eu tenho plano particular.
12/01/2023 19h00
Galera da lacração diz isso por não depender dele, e os seguidores vão na onda.
eles respondem
anônimo
12/01/2023 18h46
Porque o povo gosta de mentir.
13/01/2023 08h51
é demorado, pq é de graça né, várias pessoas tem acesso, é público, então óbvio que vai demorar
13/01/2023 08h48
Pode ser na teoria, mas na prática não é bem assim
anônimo
12/01/2023 18h55
Pq não usam ele
12/01/2023 22h41
É bem ruinzinho comparado ao sistema britânico e canadense, que também não é lá grande coisa.

O SUS até tenta ajudar, mas falha em grande parte das vezes. De fato, o sistema consegue ajudar algumas pessoas que se mantém vivas até serem atendidas, passar pelos exames, e chegar ao diagnóstico final, mas o sistema te força a depender meio da sorte.

Já usei o SUS e sei o quão ruinzinho ele é, em diversos pontos que eu poderia citar. Em primeiro lugar, se você estiver com algum problema de saúde, não basta você chegar no posto de saúde e agendar um médico, tem que esperar a agenda abrir para a marcação, ir no dia, pegar uma senha, e aguardar miseravelmente para ser atendido. Após isso, você vai agendar uma consulta com um médico (clinico geral) que pode demorar de 15 a 30 dias. Quando finalmente você ser atendido, entra na fase dos exames, dai é sentar e esperar, porque é beemmm demorado. Os exames que eles pedem são muito lentos. Exames simples podem levar até 1 mês, outros mais complexos podem levar até 3 meses, ou seja, uma verdadeira tortura psicológica. Dependendo do seu problema, você morre antes de conseguir agendar o segundo exame.

Um fato interessante é que os Estados Unidos gastam proporcionalmente mais com saúde do que o Brasil, 17% e 10% respectivamente, mesmo o serviço sendo pago e o setor privado nos EUA tendo a dominância na área da saúde.

Hoje eu prefiro pagar mesmo, há planos baratinhos que cobrem grande parte das enfermidades. Além disso, há seguros que cobrem doenças, acidentes e até transplantes. Não é nada mais prazeroso do que você agendar o médico para o outro dia e o exame para o dia seguinte e em menos de 1 semana estar com o resultado em mãos.

Seria interessante que houvesse uma cooperação maior entre inciativa pública e privada para a prestação de serviços na área da saúde no Brasil, mas a ignorância do brasileiro com empresas público-privadas assusta.
anônimo
12/01/2023 22h01
Petistas mortadelas.
12/01/2023 19h16
E um dos melhores
anônimo
12/01/2023 18h50
Depende do estado e o SUS cobre coisas que o sistema particular não cobre.
12/01/2023 18h47
Tem gente que acredita que é gratuito.
12/01/2023 18h47
Porque ainda não morreram esperando
anônimo
12/01/2023 18h50
É exatamente por demorar pra atender, a lentidão evita gastos. Por isso é o melhor do mundo. Se o atendimento fosse rápido iria aumentar os gastos do governo aí seria o pior.
12/01/2023 18h50
Pq são retardados

A pessoa que fala isso não faz a menor ideia de como é a saúde pública de outros países e mto menos param pra pensar nas pessoas que passam anos esperando na fila do SUS pra fazer uma cirurgia
13/01/2023 08h05
pelo menos, em teoria, é realmente muito bom.
faltam muitos ajustes e investimento para se tornar tão bom quanto deveria ser.