-1
112  17/01/2023 14h57

Tenho 17 anos. E até então, estou fazendo um curso profissionalizante que dura três anos, concluí o primeiro ano passado, me faltam mais dois anos para formação. Mas, o curso é integral, das 7 às 18.
Minha mãe vai divorciar, está procurando emprego e tem medo de não ter apoio da minha vó (que já a expulsou de casa uma vez, porque não gostava do meu padrasto e não queria ter que conviver com ele, sendo vizinha na mesma rua, com ele morando na casa que minha vó tinha dado pra minha mãe). É claro que sendo mãe solteira, ela está com medo de ficar sozinha e não suprir as necessidades da casa.
Estou pra decidir sair do curso e voltar para o ensino médio e tentar um jovem aprendiz para tentar ajudar. Saindo do curso, caso eu queira voltar, vou ter que começar tudo de novo, desde 1 ano.
Eu não quero ser egoísta e ficar no curso, mesmo que eu ame a experiência, a convivência e o que estou aprendendo. Minha vida estava sendo construída lá, até tenho um namorado e estamos construindo essa parte do estudo, do futuro profissional juntos.
E ainda estou em dúvida porque não quero sair, mas não acho certo ficar agora.

entre na sua conta para poder responder.
elas perguntam
2 3
eles respondem
anônimo
anônimo
17/01/2023 13h19
Continue seu estudo
Apoie sua mãe no que puder...
Ela vai conseguir
elas respondem
17/01/2023 13h23
Passei por algo parecido. Tive a oportunidade de estudar psicologia em uma faculdade pública mas abandonei o sonho pq o estudo era integral e minha família dependia da minha renda.
No final, fiz adm conseguindo conciliar estudos e trabalho. Não segui a piscolologia, mas meu futuro não foi menos brilhante em outra área.

No seu caso, acho que vc pode esperar sua mãe de fato se separar e se colocar no mercado de trabalho, acho que ainda é cedo para tomar uma decisão tão impactante. Talvez ela consiga se recolocar e vc não precise desistir do curso, mesmo que reduzam muito o padrão de vida que estão acostumados.

Por fim, avalie a real possibilidade de rendimentos que esse curso lhe vai proporcionar no final. As vezes amamos certa área que não é tão produtiva financeiramente e, infelizmente, o pobre precisa decidir pelo que lhe trará mais retorno financeiro e sim, num segundo momento, fazer o que ama.
anônima
anônima
17/01/2023 13h25
Continua seus estudos
anônima
anônima
17/01/2023 14h49
Não abra mão do seu futuro, problemas existem em toda família ou na maioria delas, mas tudo se resolve com o tempo.
Se você quer ajudar a sua mãe, pode vender no Instituto trufas, sanduíche caseiro ou algo artesanal, como chaveiros, broches, etc...
Você também pode vender nos fins de semana, divulga que faz pastelão em casa.
anterior
Você aprecia café tradicional coado ou expresso?
próxima
Você ficaria com algum(a) usuário(a) do site?