Tenho 17 anos. E até então, estou fazendo um curso profissionalizante que dura três anos, concluí o primeiro ano passado, me faltam mais dois anos para formação. Mas, o curso é integral, das 7 às 18.
Minha mãe vai divorciar, está procurando emprego e tem medo de não ter apoio da minha vó (que já a expulsou de casa uma vez, porque não gostava do meu padrasto e não queria ter que conviver com ele, sendo vizinha na mesma rua, com ele morando na casa que minha vó tinha dado pra minha mãe). É claro que sendo mãe solteira, ela está com medo de ficar sozinha e não suprir as necessidades da casa.
Estou pra decidir sair do curso e voltar para o ensino médio e tentar um jovem aprendiz para tentar ajudar. Saindo do curso, caso eu queira voltar, vou ter que começar tudo de novo, desde 1 ano.
Eu não quero ser egoísta e ficar no curso, mesmo que eu ame a experiência, a convivência e o que estou aprendendo. Minha vida estava sendo construída lá, até tenho um namorado e estamos construindo essa parte do estudo, do futuro profissional juntos.
E ainda estou em dúvida porque não quero sair, mas não acho certo ficar agora.

elas perguntam
2 3
eles respondem
17/01/2023 13h19
Continue seu estudo
Apoie sua mãe no que puder...
Ela vai conseguir
elas respondem
17/01/2023 13h23
Passei por algo parecido. Tive a oportunidade de estudar psicologia em uma faculdade pública mas abandonei o sonho pq o estudo era integral e minha família dependia da minha renda.
No final, fiz adm conseguindo conciliar estudos e trabalho. Não segui a piscolologia, mas meu futuro não foi menos brilhante em outra área.

No seu caso, acho que vc pode esperar sua mãe de fato se separar e se colocar no mercado de trabalho, acho que ainda é cedo para tomar uma decisão tão impactante. Talvez ela consiga se recolocar e vc não precise desistir do curso, mesmo que reduzam muito o padrão de vida que estão acostumados.

Por fim, avalie a real possibilidade de rendimentos que esse curso lhe vai proporcionar no final. As vezes amamos certa área que não é tão produtiva financeiramente e, infelizmente, o pobre precisa decidir pelo que lhe trará mais retorno financeiro e sim, num segundo momento, fazer o que ama.
anônima
17/01/2023 13h25
Continua seus estudos
17/01/2023 14h49
Não abra mão do seu futuro, problemas existem em toda família ou na maioria delas, mas tudo se resolve com o tempo.
Se você quer ajudar a sua mãe, pode vender no Instituto trufas, sanduíche caseiro ou algo artesanal, como chaveiros, broches, etc...
Você também pode vender nos fins de semana, divulga que faz pastelão em casa.