Relacionamento é para quem pede desculpas mesmo estando certo, porque se importa demais com as emoções do outro para deixar seu orgulho tomar conta. É antecipar as emoções alheias e as suas próprias também: se você sabe que não consegue lidar bem com uma coisa você avisa, não deixa acontecer e explode, e o outro é para entender. Também deve saber se impor, mas pelo bem dos dois, ter sua motivação pura todo o tempo.
Nada disso se consegue cedo na vida (a menos que você venha de uma família muito especial, e eu só conheci até hoje uma única pessoa que teve essa sorte), então você vai experimentando, errando e se esforçando para ser melhor a cada dia.
O que faz um relacionamento durar é quando saem da esfera da paixão e quando entende que amor vai além de beijo e sexo. É quando o casal resolve vencer o orgulho e resolver as coisas com diálogos, quando há respeito um pelo outro, admiração e quando ambos estão decididos a serem fiéis independente das propostas safadas que surjam na vida.
Falta de afinidade, afinidade não significa necessariamente que os gostos são parecidos, ajuda sim, mas penso que não é determinante. Peço a Deus orientação divina quando conheço um homem.
Confiança, diálogo, respeito, parceria, vida sexual ativa, não cair na rotina, surpresas, demonstração de afeto, individualidade, fidelidade, maturidade, reconhecimento dos erros.