O nordeste carregando nas costas, foi assim que São Paulo foi construída. Se analisarmos bem, a Bahia era para ser um dos estados mais desenvolvidos do Brasil.
Geograficamente falando, ele tem costa (acesso ao mar), não tem clima extremo como o sul e o nordeste, e é no meio do Brasil (na altura do meio, não no centro total, deu pra sacar), então tudo podia passar por São Paulo, e as coisas plantadas teriam mais chance de vingar.
Quanto a quem poderia bater de frente, aí não sei.
O todos do Sul, acredito que o fator determinante que fez SP chegar onde chegou é o espirito do povo em querer crescer, SP sempre foi um estado que se orgulha do trabalho, e nisso somente os estados do Sul, se a assemelham.
Para competir com SP, não basta dinheiro tem que ter produtividade
Isso vem desde a matança de índios pelos bandeirantes para roubar ouro e prata, passando pelo tráfico e uso da mão de obra escravizada no café, depois exploração de imigrantes japoneses, nordestinos e agora coreanos, haitianos e venezuelanos.
Apenas consequência da época do barões do café nos séculos passados.
O café deixou de ser a principal atividade mas outros negócios foram se estabelecendo por aqui desde aquela época.
Acho que pela tradição em ser o estado que dá mais espaço pra iniciativa privada. Por ser a sociedade mais pautada na iniciativa individual (com menos espaço para o estado).
Não só São Paulo em comparação com outros estados. Quando vemos outros paises, nota-se que onde a iniciativa privada tem mais espaço, geralmente aquele lugar se desenvolve mais. Cingapura e Hong Kong em um passado não tão distante eram bem pobres (hoje tem alta renda e alto IDH). Na áfrica o pais mais rico (que consegue até mesmo superar o Brasil em IDH), as Ilhas Mauricia também é o pais com maior liberdade econômica. Aqui na América do Sul, o pais com mais liberdade econômica, o Chile, também é o mais desenvolvido.
SP era o maior exportador de café que na época era o nosso maior produto de exportação. Isso permitiu criar uma burguesia próspera e os investimentos em infraestrutura para escoar a produção cafeeira acabou por permitir o desenvolvimento do Estado.
Não é só São Paulo, o sudeste inteiro foi privilegiado por anos. Tanto que a capital era no RJ.
No caso de SP, foi pq a indústria brasileira por algum motivo, gostava de se instalar por lá. Quase todos os produtos brasileiros eram fabricados por lá. O que fez com que houvesse migrações em massa de outros estados e até de outros países (italianos/japoneses/chineses) para trabalhar nas fábricas.
Tbm tem o fato de quase toda a mídia ser controlada por empresas oriundas do sudeste. Quem quer pintar uma imagem ruim da sua região? Não sou de SP, mas já vi paulistas dizerem que o nível de insegurança da capital paulista atualmente, tá pior do que o do RJ.