"[...]A palavra feminicídio ganhou destaque no Brasil a partir de 2015, quando foi aprovada a Lei Federal 13.104/15, popularmente conhecida como a Lei do Feminicídio. Isso porque ela criminaliza o feminicídio, que é o assassinato de mulheres cometido em razão do gênero, ou seja, a vítima é morta por ser mulher."
Fonte: Google

Homens não são estuprados ou vítimas de violência doméstica na mesma proporção que as mulheres...
anônima
27/01/2023 18h36
O assassinato de mulheres por esposos, parentes, desconhecidos, etc., tem que ser punido.
O problema é que, do ponto de vista terminológico, o Homicídio já abrange qualquer assassinato de um ser humano por outro ser humano, seja qual for o motivo. Então, não vejo a necessidade de criar uma palavra para designar o assassinato de uma mulher por um homem. A palavra homicídio já tem esse sentido.
Na minha opinião, feminicídio é mais uma palavra apelativa criada pela mídia
Se as leis de punição de assassinos no país não mudar, não adianta nada criar palavras de efeito - e palavras de efeito que ainda ignoram o sentido terminológico de uma palavra que já existe no português
anônima
27/01/2023 19h55
Acho q é pq feminicídio vem seguido de muita ameaça e tortura psicológica. Não que não podem haver casos assim em homicídios entre homens, mas no feminicídio na maioria dos casos a vítima já vinha sendo encurralada, muitas vezes tendo até que morar forçada na mesma casa do assassino, que a via como sua propiedade
anônima
27/01/2023 19h57
Feminicídio é quando mata a mulher só pelo fato dela ser uma mulher.
eles respondem
27/01/2023 19h22
Foi uma resposta do poder público ao grande número de casos de mulheres sendo mortas por terem rompido um relacionamento.
Uma resposta errada, se formos justos, porque trata como assassinato por motivo de sexo um assassinato obviamente por motivo passional.

É coincidência que o termo feminicídio tenha entrado em uso simultaneamente ao termo crime passional ter caído em desuso?
O homem assassino só percebe que sua namorada ou esposa é mulher somente após ela pedir separação?

Por ser uma injustiça contra criminosos assassinos, a grande maioria das pessoas faz vista grossa. Mas o certo é o certo. Até pra fazer a coisa certa é necessário trilhar a via certa.

Essa é a diferença entre quem tem e preza por princípios, e oportunistas politiqueiros ou demagogos populistas.
27/01/2023 18h39
Pergunta idiota cara, é pelo mesmo motivo de existir xenofobia e racismo, mesmo sendo preconceito como várias outros preconceitos, são casos que acontecem recorrentemente e atingem apenas uma classe de pessoas determinada.
27/01/2023 18h25
A justiça defendendo os seres de luz, defendendo não, dando prioridade.
anônimo
27/01/2023 18h35
Deve ser porque é um crime mais covarde
anônimo
27/01/2023 18h35
É quase a mesma coisa
anônimo
27/01/2023 19h13
sei lá, vai ver pra chamar atençao, ja que as leis nao funcionam nesse lixo de pais
27/01/2023 19h36
Homicídio é assassinato. De quem? Pode ser qualquer um. Isso daí já é algo que eu não entendo.
Então quer dizer que só mulheres morrem?
27/01/2023 19h57
É complicado dizer,eu concordo com a anonima e a Milly_G
anônimo
27/01/2023 20h06
Porque tem um grande numero de mulheres morrendo nas mãos de seus parceiros.

As pessoas argumentam que a motivação do feminicidio é o gênero,mas eu discordo.

O homicídio contra um parceiro acontece por razões de desequilíbrio psicológico,pessoas capazes de fazer loucuras.O que acontece é que os homens são mais fortes,por isso essa discrepância.

Prova disso é que quando eliminamos o fator "força",pegando casais lesbicos por exemplo,elas tem maiores chances de sofrerem violência da parceira.
https://claudia.abril.com.br/sua-vida/lesbicas-tem-maior-probabilidade-de-sofrer-violencia-fisica-da-parceira-diz-estudo/amp/
27/01/2023 20h18
Lacração
27/01/2023 20h42
Acho que é a mesma coisa também, o nome me parece mais invenção da mídia.
27/01/2023 19h50
É a coisa mais ridícula uma que existe.
Alegam que é qua do o homem mata a mulher só por ser mulher. Vitória do feminismo, embora isso é muito tosco.

Se o cara mata mulher só pq é mulher ele devia entrar no salão de beleza e fuzilar a mulherada, devia entrar num spa e matar geral, fila de espera do ginecologista, não deixar sobrar ninguém, isso sim seria matar mulher só pq é mulher.

Na prática o que acontece....
Esposa mata esposo
Esposa mata esposa
Esposo mata esposo
Não dá nada,
Sem falar nos outros homicídios de briga de bar e a coisa toda.

Marido mata esposa
MEUS DEUS, ele a matou só pq era mulher.
FEMINICÍDIO
Aumentem a pena dele.

Homicídio
Art 121. Matar alguem: Pena – reclusão, de seis a vinte anos

§ 2° Se o homicídio é cometido: [...] Feminicídio VI – contra a mulher por razões da condição de sexo feminino: Pena: reclusão, de 12 a 30 anos.
anônimo
27/01/2023 19h06
Vão ter que criar o gaycídio, lesbicídio também