É quando um país bloqueia e embaça relações comerciais, impõe sanções e restrições ao comércio para um país e para quem ousar negociar com ele.

Maior exemplo aqui na América: cuba. Para sabotar a Revolução Cubana e impedir avanço da União Soviética no continente, principalmente após a crise dos mísseis, EUA proibiu cidadãos estadunidenses de terem negócios com e em Cuba(lembrando que até os anos 50 era um paraíso fiscal para norte americanos lá). Restringiu o mercado a remédios e olhe lá. E países que tinham negócios com EUA sofreriam consequências caso tivessem negócios com os cubanos(maior dificuldade em tirar visto, abrir negócios, perda de desconto em importação etc).

Atualmente na guerra comercial, china sofre muitos embargos dos EUA, para frear a tomada de fatias do mercado e protagonismo no desenvolvimento de chips. O mais recente embargo foi com semicondutores, pra tentar frear o avanço tecnológico chinês.

E ainda tem otário que acredita em “livre mercado”.
anônimo
01/02/2023 11h16
Não fazer comércio com determinado país,como um castigo
01/02/2023 11h16
Desculpa esfarrapada que socialistas dão para o fracasso de suas próprias medidas desastrosas, ignorando que somente o mais absoluto livre mercado é capaz de prover os melhores recursos com os menores custos.
01/02/2023 11h48
Não vou fazer teu dever de casa.