Não. Um classe média no Brasil consegue entrar numa faculdade boa. Lá pobre não entra nem naquelas fuleiras municipais. Um classe média no Brasil tem plano de saúde, e ainda há a opção do SUS. Nos EUA pobre tá fudido se depender do medicare, ganha um sinal da cruz e tchau. Até pra classe media custo médico é alto. Enquanto aqui numa emergência cê chama o SAMU no 0800, lá ambulância tem uma tarifa fixa, uns 800 dólares uma corrida pro hospital.
A cracolândia em SP é brincadeira de criança se comparada ao Skid Row em Los angeles. A pobreza lá é fudida. Galera tem uma visão idealizada por propaganda. Igual gringo acha que o RJ é só praia e samba, e fica chocado ao ver as favelas.
vc tem que ganhar bem pq se cair em uma doença lá, vc tá fodido. Lá saúde não e de graça e e bem cara. Teve um amigo de um amigo meu que estava em um intercâmbio e ele quebrou a perna lá, o custo de vida para fazer a cirurgia de correção ele não teve condições de pagar e teve que desistir do intercâmbio e voltar para o Brasil para se tratar rapidamente.
Um conhecido que morou lá disse que sim, o padrão de vida de um cidadão norte-americano simples é equivalente a um cidadão de classe média no Brasil. Lá eles possuem acesso facilitado a tecnologia, a informação, tudo custa mais barato, você tem milhões de formas de fazer dinheiro, digamos que lá sim você vive o "verdadeiro capitalismo", no Brasil, é puro conchavismo, aqui só os amigos do governo enriquecem.
Mas os EUA é muito divido, há lugares lá que são mais fáceis de viver e outros são mais difíceis, dizem que viver na California está um inferno, além de tudo ser caro, principalmente imóveis, os impostos lá estão extremamente altos, então depende muito.
Há estados que dão planos de saúde para pessoas pobres, outros não, há estados que o ensino médio é gratuito, outros você tem que pagar, então cara, os EUA é um país complexo, você tem que estudar a região onde você vai morar e o que você procura lá, porque não é igual no Brasil que tudo é "padronizado".