Vivemos na "era da indiferença". Hoje as pessoas não querem mais ter vínculos mais fortes e profundos com os outros, pois isso, para elas, é sinônimo de desgaste, de responsabilidade. O fator psicológico mexe com elas de maneira muito intensa, esse trato com outrem, então é preferível manter relações superficiais a fim de não causar atrito ou qualquer coisa que venha a perturbar sua "paz".
Também considerando as mazelas que hoje vivemos, as incertezas, o quadro conturbado de maneira geral, sobretudo político-ideológico; o aumento no custo de vida; a violência, tudo isso causa um cenário de receio, às vezes medo mesmo, o que faz as pessoas buscarem pelo prazer material, numa pegada hedonista mesmo. Se prendem a isso numa tentativa de fugir da realidade, pensarem menos, sentirem menos, mas a longo prazo sabemos que isso só traz malefícios.
Acredito q, por isso, hoje em dia as pessoas estão abdicando de amizades e vínculos verdadeiros, como vc mencionou, pois não querem se responsabilizar, não querem ter responsabilidade com nada e com ninguém. Isso também pode ser oriundo da criação familiar. São muitos fatores que entram na equação