É egoísta não querer ter filhos, ou é egoísta querer ter filhos?

eles perguntam
13 16
elas respondem
07/02/2023 22h35
Egoísmo é querer ter filhos. Colocar mais um ser nesse mundo de dor e sofrimento, com o intuito de CUIDAR DE MIM QUANDO EU FICAR VELHO.
anônima
07/02/2023 21h21
Gêmeos.
07/02/2023 20h40
Tenho 1, talvez tenha mais um.
07/02/2023 20h35
2 filhos, um casal.
Mas sinceramente, cada vez que envelheço não sinto vontade de ter filhos...
anônima
07/02/2023 20h03
1, não tenho filhos ,um não dá trabalho
anônima
07/02/2023 18h52
Nenhum. Nenhum.
anônima
07/02/2023 18h51
Hj não quero ter filhos. Já quiz muito, mas só se minha vida fosse boa para isso, tanto financeira quanto amorosa, mas não é. Hj eu não dou importância em ter filhos, por um lado dá um alívio.
Acho que é egoísta ter filhos sem ter condições financeiras ou ter só para segurar um relacionamento ou só para ganhar uma pensão...
anônima
07/02/2023 18h30
Tenho 0, gostaria de ter trigêmeas
07/02/2023 18h27
Gostaria de não ter filhos.
anônima
07/02/2023 18h25
Eu gostaria de ter 3, mas não sei se terei condições de ter e dar uma vida boa, nesse caso teria no máximo 2.

Não tem nada de egoísta em não ter filhos, ter filhos é abrir mão de muitas coisas, pq a pessoa que é responsável vai sempre colocar o bem estar dos filhos primeiro.
07/02/2023 18h21
Se fosse pra ter teria 1 só, mas não faço muita questão de ter filho.
anônima
07/02/2023 20h34
2, nenhum, não foi meu destino.
anônima
07/02/2023 20h35
tenho 3
eles respondem
07/02/2023 21h06
Não tenho interesse em ter filhos.
pak
07/02/2023 18h37
acho que em questão de ter filhos é um 50 50 kkkkk
mas oq é certo que se for pra ter filho seja planejado e que ela ou ele venha com mto amor e que os pais sejam presentes pra crescer num lar saudável pra a criança n crescer cheia de traumas
08/02/2023 03h16
Não quero passar meus péssimos genes.
07/02/2023 21h34
não penso nisso no momento
anônimo
07/02/2023 21h19
Não tenho filhos e pretendo ter no futuro.
07/02/2023 21h05
Pelo meu histórico de vadiagem, devo ter um filho bonito perdido por aí kkk
anônimo
07/02/2023 20h12
Uns 3, casa feliz é casa cheia.
anônimo
07/02/2023 20h01
Pretendo ter no máximo 3, dependendo da minha condição financeira
07/02/2023 20h00
Gostaria de ter apenas uma filha.
Não é egoismo nenhum,tanto não querer ter como querer ter,sendo que pro caso de querer ter filhos,acho nada haver considerar isso egoista,kkkk
anônimo
07/02/2023 18h30
Quero ter bastante filhos,uns 5 pelo menos.
07/02/2023 18h29
Antes eu gostaria de ter uns 5, hoje já não idealizo mais.

É um debate interessante, já parei pensar nisso algumas vezes.
anônimo
07/02/2023 18h23
Queria ter 3 filhos, que pelo menos 1 seja menina e 2 meninos, ou 2 meninas e 1 menino.
Acho que se minha condição estiver boa, vou desejar até adotar uma criança
07/02/2023 18h23
Não quero ter filhos.
07/02/2023 18h52
Não é egoísta, inclusive é uma tendência das novas gerações, o que implicará, nas próximas décadas, numa queda no número de nascimentos e mais pra frente numa estabilização e declínio gradativo da população global, mas ainda vai levar um tempo.

A disseminação dos métodos contraceptivos; a inserção da mulher no mercado de trabalho; a proliferação das opções de lazer e o planejamento familiar são alguns dos fatores que contribuem para as pessoas terem cada vez menos filhos e maior controle em relação à natalidade. Países em estágios de transição demográfica mais avançados, como os europeus em geral, estão tendo acréscimo na população idosa e cada vez menos crianças e jovens, e isso implica em consequências para o sistema previdenciário.

No Brasil devemos chegar nesse estágio na metade do século. Países africanos e asiáticos, em geral, demorarão mais um tempo. Países mais pobres costumam ter mais filhos pela falta de instrução e/ou acesso à contracepção. Além disso, uma das únicas formas de lazer encontradas em algumas regiões destes é o sexo, o que explica a alta taxa de natalidade.

Respondendo a pergunta, não pretendo ter filhos. Talvez por um perfeccionismo indevido (?), por querer ser um pai perfeito, próximo dos filhos. Ser pai - ou mãe - implica em muitas responsabilidades, e quem quer estar apto a isso deve ter em mente do que irá enfrentar. O mundo também anda cada vez mais perigoso (pode ser uma desculpa esfarrapada, talvez) e isso acaba entrando na conta ao se pensar ter ou não filhos. E para se ter um, deve ser com alguém que você tem certeza ter afinidade e amar. O que mais estamos vendo são mães solteiras ou casais se divorciando por anteciparem, seja por descuido ou por falta de preparo, a decisão de engravidar. Os filhos podem ser a maior dádiva de uma família, mas não vai salvar a relação do casal; isto é o maior engano das pessoas, e é preciso ter ciência do que significa ter e cuidar de um como deve de ser