Investimos público em obras, acesso a crédito com juros baixo de forma facilitada paras as pequenas e médias empresas, renegociação das dividas das famílias para que possam voltar a consumir e aquecer a economia.
Eu diria que o principal motivo do desemprego no Brasil (desconsiderando a incapacidade do Estado em lidar com isso) é a falta de diversidade no setor econômico. O empreendedorismo é incipiente e pouco fomentado; o setor secundário está há décadas se esvaziando em detrimento de uma política econômica completamente voltada ao agronegócio; a falta de qualificação e capacitação apropriada para a mão-de-obra, são alguns dos elementos que mais afetam neste quesito. Fora também a intensificação do desemprego estrutural, a substituição de cargos e ofícios pelas máquinas, até como forma de cortar gastos.
Teve uma outra questão aqui esses dias perguntando 3 propostas de medidas para implementar caso fôssemos presidente. De certa forma, as que eu dei, direta ou indiretamente, gerariam milhares de empregos e contribuiriam positivamente para a economia e também o setor social:
1) Revogaria o decreto de Dutra, descriminalizando os cassinos e os jogos de azar. De quebra, ainda se poderia desarticular um dos braços financeiros do crime organizado.
2) Série de obras públicas em regiões mais necessitadas e urgentes, seja para pavimentação, saneamento, infraestrutura, construção civil e afins
3) Criação de um fundo de investimentos para o audiovisual, também com a participação da iniciativa privada, com o intuito de se criar uma "Hollywood brasileira". Milhares de empregos diretos e indiretos seriam gerados com isso, e ainda estaríamos contribuindo para a cultura
Além destes, acrescento mais um: reindustrializar o país, incentivando empresas nacionais e também buscando atrair estrangeiras, em setores de interesse para a nação.
As possibilidades são imensas. Com criatividade, inovação e competência, é possível resolver esta grande problemática que afeta o país há anos; o que também faz reduzir as desigualdades - afinal um emprego é a melhor maneira de se distribuir renda - melhorar a infraestrutura e dar maior dinamismo a economia