Quando a gente deita e relaxa o corpo ou quando agachamos depois de estarmos com as pernas muito cansadas, o nosso corpo relaxa, não é? Principalmente as pernas. Mas o que causa essa sensação de relaxamento? São os nervos? O sangue? Alguma substância? Preciso dessa resposta pra facul.

elas perguntam
8 2
eles respondem
anônimo
13/02/2023 03h09
O sistema nervoso > cérebro > libera neurotransmissores como dopamina, endorfina e serotonina > sensação > reação no corpo e bem estar físico e mental
anônimo
13/02/2023 02h31
Faça o que o senhor Paul Herguido recomendou.
13/02/2023 02h58
a sensação de relaxamento é resultado de uma combinação de fatores físicos, uma delas é a liberação de substâncias químicas relaxantes como a endorfina e a redução da atividade nervosa que controla os músculos, e há sim uma melhora na circulação de sangue oque contribui
13/02/2023 10h18
É preciso um entendimento sobre alguns fatores.
Se vc está na faculdade mesmo e estudando sobre essas questões vai saber fazer as correlações.

Parte física
Vc está tirando a força de sustento das articulações, planta dos pés, coluna etc quando deita

Quando agacha, talvez os contrapesos do próprio corpo te dão uma sensação de alívio momentânea por estar reduzindo a distribuição do corpo no espaço, e exigindo mais força dos quadris.

Parte química/nervosa
Corpo liberando hormônios que vão te dar sensação de alívio. Aí vc precisa ver quais são os que agem nesse momento de relaxamento e a interação entre eles.
A carga nos nervos diminuem por vc estar deitada? Alguma parte do cérebro manda informações pra que vc possa ficar tranquila por não estar exigindo equilíbrio como acontece quando está em pé..

Enfim.
Vc deve ter algum livro que te auxilia em tudo isso e tá querendo só inflar ego por aqui pedindo ajuda sobre coisas da faculdade

Quero ver quando precisar atividade/tcc vai colocar no seu trabalho frases do dig14
13/02/2023 10h41
Tu tá estudando na faculdade essa disciplina e precisa copiar a resposta daqui?
anônimo
13/02/2023 10h53
Acredito que nessa situacao de repouso o sangue tem menos resistencia e o coração é menos solicitado. Quando esta de pé fazendo alguma atividade, o sangue encontra resistência da gravidade, o coração entao é bem solicitado. Ja em repouso, deitado principalmente, o coração esta no mesmo nivel do corpo, e voce esta relaxado, logo a sensação que voce descreveu.
elas respondem
13/02/2023 02h25
@Paul_Herguido dê seu comentário
anônima
13/02/2023 10h18
Cérebro