Faço essa pergunta voltada pras pessoas que criticam.

Não tô fazendo juízo de moral sabe, você não está errado em discordar deles e tal.

Mas quando a gente é simpatizante de X e discorda de Y, é ético que você estude ou pelo menos tenha um certo contato com as ideias e com os simpatizantes de Y.

Falo isso pq antes eu tinha uma visão bem cética com essa ideologia, mas depois que eu vi o podcast do A Deriva entrevistando um socialista, eu passei a procurar mais sobre essa bolha e acabei concordando com vários ideais deles. Mesmo sendo, antes, de centro-esquerda (hj me considero de esquerda msm)

eles perguntam
7 21
elas respondem
18/02/2023 16h09
Muito pertinente sua pergunta.
As pessoas criticam os modelos econômicos sem fazerem a mínima ideia do que são.
Hj, eu acredito que o modelo capitalista é o melhor a ser seguido no mundo atual, mas não deixo de me encantar pela utopia comunista e pela esperança socialista. Esses modelos são tão justos, que acabam sendo impraticaveis pelo ser humano ingrato e mesquinho que nos tornamos.
anônima
18/02/2023 14h16
Sim. Tenho uma amiga que estuda Ciências Sociais numa federal do meu estado e as ideias que ela trás a respeito de socialismo e comunismo são bem desenvolvidas, além de muitas críticas ao sistema capitalista (ela me fez pensar coisas que eu nunca havia pensado antes). Não é aquela lacração insuportável que as pessoas pensam que é. Ela traz uma perspectiva muito interessante a respeito de política, sociedade e relações humanas.
anônima
18/02/2023 14h41
Já, e senti uma parte do meu cérebro morrer ao tentar acompanhar a lógica deles.
19/02/2023 21h14
Não dou oportunidade para ninguém trocar ideia comigo.
20/02/2023 01h27
Não fale
anônima
19/02/2023 21h40
O que é o socialismo?,conheço por ciências sociais,mas não sei bem
19/02/2023 21h12
Preguiça de sequer ouvir a palavra socialismo. Passei muito tempo ouvindo simpatizantes do socialismo falarem, então não discordo sem entender o que significa.
eles respondem
anônimo
18/02/2023 14h41
podcast a deriva arthur petry é um bosta kkkkkkkkkkkkkkkk eu sou anarquista, e esta mt ligado a socialismo, ent eu sempre procuro dialogar, gostei do seu texto, enfatizou algo importante, que é ler sobre oq vc discorda pra ter certeza que discorda, ou até concordar com alguns pontos....
18/02/2023 14h40
Qual socialismo vc está falando? Pq a galera de esquerda é tão pirada que brigam entre eles mesmos e discordam dos próprios companheiros do que seja socialismo.

Toda a galera que se intitula de esquerda que eu conversei vivem a espera de um mundo utópico que só existe na cabeça deles e eles nem sabem como chegar até lá... Só sabem reclamar, criticar e não apresentam solução pra nada, só indignação seletiva. Aceitam as barbáries de ditadores e políticos de esquerda, mas se revoltam por qualquer coisa que a direita faça, mesmo que seja exatamente igual aos dos ídolos deles.

O que percebo no geral é o pensamento de que enquanto o Lula ou o PT estiver lá, tá tudo bem...

(Obs. Não sou de direita nem esquerda... Pra mim isso é coisa de povo atrasado e manipulável)
anônimo
18/02/2023 14h08
Já. Cheguei a conclusão que socialistas são eternos iludidos. Eu não tento convencer eles a defenderem a mesma coisa que eu.

Acredito que seja melhor deixar socialistas, cristãos, politizados num geral e outros suicidas racionais imersos em suas ilusões. É melhor isso que pôr os pés na realidade e observar o mundo, a sociedade, com os olhos reais, sem a lente de alguma ideologia lobotomizante.

Em suma, a ignorância é uma benção.
18/02/2023 16h14
Eu sou o simpatizante. Bem vindo, camarada.
18/02/2023 14h11
Você já deu pra mim.
anônimo
18/02/2023 14h21
O problema é que o pessoal que crítica quem tem um posicionamento mais voltado ao socialismo, não deixa claro o que eles acham melhor, eles apenas propagam exaustivamente o que não deu certo em políticas socialistas.

A única certeza que você pode ter, é que em algum momento eles vão dizer essas palavras ou frases, "capitalismo", "meritocracia", "roubar o que trabalho pra conseguir".
anônimo
18/02/2023 14h16
Sim,ai eu pergunto onde o socialismo deu certo,e eles respondem que nunca foi tentado,que deturparam a idéia e blabala.

Todo lugar que o socialismo foi tentando culminou em ditaduras,mas desta vez magicamente vai dar certo,confia.

Em 1920 Mises já demonstrou que o socialismo era impossível pelo problema do calculo econômico.

E sobre esses vídeos que você anda vendo,pesquise refutações acerca do sujeito,tem varios canais que respondem diretamente esse tipo de video.
18/02/2023 14h08
Eu sou simpatizante do socialismo
19/02/2023 13h51
Comece a ler Mises e Friedman e você vai entender o porque tanto o socialismo quanto o comunismo, na prática, não funcionária.

Mas é claro que hoje em dia a galera mistura muito uma coisa com a outra, né? Então fica difícil debater.

O ideal socialista de união à uma pátria forte e centralizadora inspirou diversas ditaduras pelo mundo como o regime de Stalin, Hitler, e Mussolini.

Ter um líder forte e capaz que resolva todos os problemas da nação e que corrija os "defeitos" de uma economia capitalista liberal soa libertador na cabeça de um socialista. Mas isso tudo não passa de uma utopia.

É claro que muitas ideias também liberais foram desmanteladas com o tempo e provadas que, na prática, ocasionavam certas injustiças, mas nada que uma reformulação do capitalismo não resolva. Não a toa que muitos países desenvolvidos hoje, mantém o modelo capitalista, mas também fornecessem assistência para aqueles que de alguma forma foram prejudicados pelo sistema, podendo também se inserir no sistema.

A princípio, eu também sou contra um modelo 100% liberal, até porque para funcionar, todos os países do mundo deveriam aderir, o que infelizmente não ocorre. Não é justo que o Brasil seja liberal enquanto outros países como EUA e China abocanham nosso país enquanto se tornam protecionistas e predadores. Agora, um país sem liberdade econômica, sobretudo no campo interno, é fadado ao fracasso inerente. É claro que parte dessa liberdade econômica parte do estado para poder funcionar, desde as leis, a infraestrutura adequada até a segurança para que os negócios prosperem.

Hoje em dia eu me considero centro-direita, sou a favor sim de um estado atuante e presente, desde que o mesmo atue para ajudar a população a prosperar e não prejudicar, como ocorre no Brasil, valorizar as riquezas nacionais e dar direito de propriedade e liberdade econômica ao próprio povo para este construa coisas que vão ser vendidas lá fora para o enriquecimento da nação, esse seria o papel ideal.
18/02/2023 14h26
Não, de gente que defende o socialismo, quero é distância dessa gentalha.
18/02/2023 14h22
Pensei que socialista só sabia latir.
anônimo
20/02/2023 01h41
Eu já fui comunista, mas graças a Deus eu cresci, hoje em dia quando vejo um socialista de apartamento a única coisa que tenha é pena, da mesma forma quando vejo um adolescente espinhento punheteiro seguidor do movimento bunda livre, são todos NPC's alienados, marxismo não passa de uma ideologia fabricada pra causar discórdia entre a sociedade enquanto os poderosos da elite ganham mais poder e controle da população.

Hoje em dia eu trato todos igualmente assim
20/02/2023 01h23
Eu mato antes de abrir a boca
19/02/2023 21h55
Socialista e cominista é quem leu Karl marx. Anti comunista e socialista é quem leu e entendeu.
anônimo
19/02/2023 21h51
Sim, com comunistas e nazistas igual o Foddaci também.
anônimo
19/02/2023 21h34
Já, não perco mais meu tempo com isso, no fim das contas ninguém muda de opinião, e o pior, traz um clima de mal estar com aquela pessoa. Sou da turma que os socialistas chamam de “neoliberal”, mas enfim, não quero convencer a cabeça de ninguém de que estou certo ou errado.
anônimo
19/02/2023 21h01
Já sim. Era ruim, mas eu não entendia a razão na época.
anônimo
18/02/2023 16h28
Não
anônimo
18/02/2023 14h06
Isso é sério?
18/02/2023 14h10
Eu já debati com vários socialistas, e percebi que eles não possuem argumentos, é uma ideologia estruturada em promessas vazias e coisas desconectadas da realidade.
anônimo
18/02/2023 14h28
Não