Eu acredito que essas pessoas que tiveram criação antiga e abusiva sejam frustrados e acabam descontando isso nos filhos fora que são possessivos também.
Não é frustração, as pessoas simplesmente repetem inconscientemente os padrões que vivenciaram na infância.
Quando a pessoa é frustrada com o que aconteceu, ela geralmente se esforça para mudar esse comportamento quando tiver filhos, os inconformados são os que costumam quebrar os paradigmas.
Pense no seu caso, acha que vai criar seus filhos no futuro da mesma forma que sua mãe está fazendo com você?
Imagino que não, sua frustração vai ser o combustível para a mudança nos padrões familiares.
Eu fui criado apanhando severamente e com tantos métodos diferentes que hoje vejo comparo a torturas. Mesmo assim, cresci como indivíduo para não repetir esses erros.
Mas você está certa em apontar este tipo de criação como errado. Por muito tempo eu senti uma fúria contra tudo dentro de mim, uma vontade de usurpar todos. Foi preciso uma década para me tornar quem eu sou hoje.
Eu entendo também que minha mãe me criou assim porque o meu avô era ainda pior e muitíssimo violento (falo sério, atropelou os próprios filhos punitivamente).
Tiveram uma criação rígida, mas já estão no terceiro filho, são tempos modernos, e estão desencanando coisas até hoje, mas somos uma família tradicional!