O sofrimento é necessário para um humano?

eles perguntam
0 4
eles respondem
11/03/2023 10h08
Eu me faço essa pergunta com certa frequência. Se existe um Deus amoroso e bom, por que ele permite toda essa desgraça? Se ele é onisciente e sabia disso tudo, por que ele permitiu? Que tempo é esse que ele tá esperando pra intervir? Não já basta tanta morte e destruição?
anônimo
11/03/2023 10h17
Defina sofrimento com exemplos. Isso é muito amplo, e a sobrevivência não é fácil, então...

Não é que seja necessário, apenas inevitável. Para existir felicidade, precisa existir tristeza, que é o oposto, ou não teríamos a noção do que é estar feliz ou triste.
anônimo
11/03/2023 11h05
Na natureza, que até onde sabemos seria o universo, está contido o ser humano que é só mais um emaranhado molecular que está a funcionar, não existe bom, mal, feliz, triste, etc... Tudo apenas funciona dentro das leis físico-químicas conhecidas por nós ou não. Isso de justiça, bom, mal, feliz, triste, etc, só existe na mente humana, pois nós funcionamos assim... Às vezes, se vc pegar um peixe, pode ser que para ele não exista vários desses conceitos, assim como para outros emaranhados moleculares quaisquer por aí, considerados vidas ou não...

Aqui não tem muito espaço para escrever, mas o que o ser humano faz para melhorar o sofrimento? A melhor forma é manipular ao máximo o meio em que vive. Se o ser humano conhecer e conseguir cada vez mais manipular as leis físico-químicas com avanço da ciência e tecnologia, menos sofrerá. Por ex, todos podem ter comida, muita comida, ou uma doença ser curada, ou um feio ficar bonito, manipulação genética, ou robôs trabalhando para nós, chegando a um estágio em que o dinheiro poderia não valer mais, pois tudo fica muito fácil, todos conseguem o que querem e nada teria mais valor monetário... Claro, isso foi um exemplo hipotético que eu criei para exemplificar a linha de raciocínio, creio eu que provavelmente o ser humano acabará antes disso, até por que pode não ter inteligência suficiente para manipular tão bem o meio em que vive assim, fora que, o ser humano, com a sua forma de funcionar, poderia entrar em conflito com algumas questões éticas para fazer tais feitos, não estou aqui criticando as questões éticas, estou apenas expondo os fatos, fora as questões éticas teriam os conflitos de interesse, questões monetárias, etc.... Ou seja, provavelmente o ser humano acabaria antes disso, sua forma de funcionar atual não é compatível com tamanha manipulação do meio em que vive. (continua no comentário)...
11/03/2023 10h14
Também não entendo.