Meus pais são conservadores. Sempre cresci ouvindo minha mãe falar sobre como mulheres com pouca roupa são vulgares e periguetes. Isso fez com que eu não me tornasse uma mulher muito vaidosa e que quase sempre tenta esconder o corpo em roupas largas (apesar de eu ser bem padrão).
Me sinto muito insegura de usar roupas que mostram minhas curvas, fico com vergonha quando eles reparam demais no meu corpo (nas ocasiões em que não estou usando minhas roupas super largas), sinto incômodo quando falam da minha aparência (mesmo que seja para elogiar) e praia/piscina não vou nunca por que eu me sentiria totalmente exposta a eles (seria uma situação de extremo desconforto e ansiedade social).
Eu tô estudando para sair de casa e me sentir mais confortável de usar roupas comuns para a minha idade (sem que eles vejam). Mas acho que uma hora eles podem acabar descobrindo esse meu outro lado e não vou conseguir confrontar eles nesse aspecto (acho que vou acabar inventando alguma desculpa idiota na hora).
Minha irmã é mais desencanada e usa roupas normais para a idade, minha mãe às vezes faz uns comentários, mas ela não liga muito. Já eu sou muito retraída e fico imaginando o que eles diriam se me vissem com roupas assim. Não posto fotos no instagram, porque só de imaginar meu pai me vendo em poses mais ousadas fico extremamente constrangida e com medo de ser julgada. Queria poder ter uma vida normal, mas por causa disso e várias outras coisas me conformei com a minha realidade (já faço o possível para mudar isso no futuro, mas levará tempo).
Além disso, meus pais não me deixaram sair na adolescência e decidi me afastar de todos para não me sentir excluída e com inveja da vida dos meus amigos. Ainda bem que acabei gostando de ter uma vida mais caseira, mas não quero viver assim para sempre e tenho muito medo dos meus pais descobrirem como vou curtir minha vida depois que sair de casa e eles ficarem decepcionados e fazendo pressão emocional por eu não ser "certinha".

elas perguntam
11 7
eles respondem
anônimo
18/03/2023 20h00
Sua irmã pelo visto já é mais despojada nesse aspecto, porém não há represarias da sua mãe, somente comentários pontuais. Mas se coloca no lugar da sua mãe, é considerável esses tipo de comentários da parte dela pela posição ética e social que ela pertence, falo de questão de visão de mundo.

Acho que não há necessidade de usar roupas curtas para valorizar o corpo, mas entendendo que as mulheres gostam e está ligado à autoestima. Você não precisa sair com o short enfiado no rabo de grilo para isto.

Use um batozinho, uma calça que você sinta bem, um short moderado. Mas quando você estiver mais independente, e sentir vontade de usar certas roupas um pouco mais provocantes, você pode, e vai ter que lidar com críticas, elogios, olhares, respeito, desrespeito e etc. Você vai saber lidar com isso aprendendo, tudo no começo é desconfortante, mas faça o que quer quando for independente.
18/03/2023 19h56
Resumo:

O textão retrata a experiência dela que cresceu ouvindo de sua mãe que mulheres com pouca roupa são vulgares e periguetes, o que gerou insegurança e constrangimento em relação ao próprio corpo e à aparência. Ela relata que se veste com roupas largas para evitar chamar atenção e se sente desconfortável em situações em que precisa expor mais o corpo. Além disso, a pressão dos pais para que ela seja "certinha" e a falta de liberdade na adolescência fizeram com que ela se afastasse dos amigos e tivesse uma vida mais caseira. Ela pretende mudar essa situação no futuro, mas tem medo da reação dos pais.

Basicamente ela diz, queria ser puta, sentar no carrossel de rola e ser marmita dos amigos mas sou sustentada pelos pais então tenho que seguir as regras.
anônimo
18/03/2023 20h13
Sua única saída é a liberdade financeira, enquanto eles te bancarem eles vão ter poder pra moldar a sua vida de forma que os convém.
18/03/2023 20h14
Eles estão certos em querer te preservar e vc está certa em querer viver, mas a vida é sua e vc que tem que decidir como vai viver ela
anônimo
18/03/2023 20h15
Simplesmente ignora a sua mãe e o seu pai, eles são pessoas diferentes de você. Tudo oque importa neste mundo é você e mais ninguém.
anônimo
18/03/2023 22h23
seus pais estão certos e vc não ta perdendo nada
anônimo
18/03/2023 22h23
Faz o que quiser da vida guria, krl, foda-se todo mundo
anônimo
18/03/2023 20h41
muito texto
18/03/2023 20h26
A minha resposta tbm vai acabar dando textão.

Seria importante vc ter falado sua idade.
Vc deve ser respeito aos pais pq a casa é deles, mas não quer dizer que deva obediência cega e total em tudo o que dizem, vc pode cruzar um pouco a linha do que eles aconselham.

É um pouco complicado de aconselhar pq tbm não sei o tipo de roupa que vc veste e nem qual queria vestir, então não se seus pais estão sendo exagerados ou muito exagerados. Talvez até estejam certos, não sei.

Embora elas briguem por dizer que roupa não define caráter, a gente muitas vezes julga pela aparência, pelo modo que se veste sim.

Mas basicamente, se vc quer mesmo "mudar seu guarda roupa" vá bem aos pouquinhos, não precisa ir lá e comprar um short pequeno assim

Basta vc ir lá e comprar um que seja um ou dois dedos menor do que os que vc usa.
Qdo comprar saia nova, compre uma que seja um pouquinho mais justa ou mais curta.

A diferença aí ser tão pequena que vc nem vai notar, e no próximo short um dedo mais curto que o anterior.
Mesmo que vc só use bermudas no joelho, de dedo em dedo logo vc vai estar usando no tamanho que quiser e vai estar confortável.

Quanto ao fato de não usar biquíni, da até pena de vc ainda mais nessas épocas de calor.
anônimo
18/03/2023 19h58
É difícil mesmo você querer fazer coisas que tem vontade e não poder.

Mas você tbm não pode deixar de viver pensando que os seus pais vão pensar a respeito, viva sua vida. Comece a se socializar, conheça pessoas novas, aos poucos você vai perdendo a timidez.
anônimo
18/03/2023 19h55
Também não posso sair a hr que quero nem usar o que quero
elas respondem
anônima
18/03/2023 20h35
Seja você, nem tudo nossos pais vão aceitar, mas é necessário aprender a decidir por si mesma o que você quer pra você e lidar com os benefícios e consequências disso.
18/03/2023 20h40
Acho interessante que você busque a ajuda de um psicólogo para trabalhar essa dependência da opinião dos seus pais. Não tem nada demais usar uma roupa que valorize seu corpo, muitas vezes somos o reflexo de como fomos educados desde criança. Você é adulta, enfrente a opinião dos seus pais, com o tempo vão se acostumar.
18/03/2023 19h59
É certo de que como mulheres, nós temos que saber nos portar. Não seja ingênua, uma mulher sabe muito bem que tipo de roupa usar quando quer chamar atenção, ser sexualizada.

Mas isso não tem NADA a ver com você não se vestir bem, ser vaidosa, cuidar das unhas, do cabelo, da pele.

Uma mulher vestida de forma elegante e conseguindo assim mesmo ser muito bonita e atraente:

Certeza que a sua mãe não iria te julgar por se vestir assim. Agora se você quer se vestir de maneira vulgar, primeiro você tem que pensar os motivos por trás disso.
18/03/2023 19h53
Acho nada.
anônima
18/03/2023 22h33
Você tem que ser você mesma, se ser assim te faz infeliz não seja. Seus pais são seus pais você é você. Eu sou exatamente como vc descreveu não uso roupas curtas e sempre fui muito cismada mas isso define quem eu sou e nunca foi um problema pra mim.
18/03/2023 22h29
Te entendo completamente, pais assim são um atraso na vida de qualquer um, principalmente de uma menina. Enquanto você viver com as expectativas do seus pais sobre você, vai continuar se julgando e presa na sua própria mentalidade. Se liberte, faça o que você quer. Te julgar as pessoas sempre irão, agora você tem que decidir, se quer ser feliz e livre fazendo o que quer, ou acatando as regras dos outros por puro medo de julgamento ou de ser amada ou respeitada "menos".
18/03/2023 20h10
TB fui criada em uma família conservadora. Fui criada por minha mãe com ajuda da minha avó. O que elas me passaram é que o valor de uma mulher não está nas roupas que ela veste e sim em suas atitudes. Nunca gostei de usar roupas curtas, mas tive um estilo alternativo na minha adolescência ( gostava mto de ALL STAR, piercing e roupas diferentes). Sempre fui amiga de todos( aquele ditado de se junte mas não se misture) mas graças a Deus nunca me envolvi com drogas, bebidas, cigarro ou coisas erradas.Já conheci gente que usava roupas largas e fora das vistas dos pais aprontavam todas.. De que adianta isso? Uma roupa não quer dizer nada!!O conselho que te dou é: seja vc!!! Não o q os outros querem que vc seja só pra agradar ou fazer alguém feliz, não se anule pq no final vc não será feliz e não vai valer a pena. Pra que esperar pra amanhã? Mostre quem vc REALMENTE é... Tenha coragem e se te criticarem paciência...