Claro que existe, todo país onde os negros foram escravizados existe racismo justamente por causa dessa condição que foi imposta no passado. É o tal do racismo enraizado.
eu por exemplo toda vez que vou em uma loja para comprar alguma coisa sempre pergunta se eu sou a vendedora ou vem até a mim perguntar alguma coisa
eu não estou querendo desmoralizar quem é vendedora só que é no mínimo duvidoso isso sempre acontecer comigo e quando eu falo sempre é porque é sempre mesmo e todo mundo sabe a intenção dessa pessoa
por um momento eu até ficava se perguntando se era porque eu ia com uma roupa muito simples tipo calça mas depois eu entendi que pessoas da minha cor de pele passavam por isso
Depende do que algumas pessoas classificam como racismo.
O racismo é entendido como ofensa, injúria racial e/ou discriminação.
Uma pessoa não pode ser julgada pela sua cor, isso tá na lei. Agora, chamar seu melhor amigo de negão porque esse é o apelido dele e vocês se conhecem desde criança, isso não tem problema algum(exemplo).
Não dá pra negar que existe mas também em relação ao racismo estrutural, da pobreza, pouca oportunidade acredito que seja um resquício da história, uma reflexo do passado óbvio, da marginalização dos negros na sociedade após o fim da escravidão.
Hoje a maioria dos pobres são negros exatamente por isso e não necessariamente por culpa da sociedade moderna. Veja bem, não estou negando nada só dando uma outra perspectiva.
Por exemplo, eu já perdi vaga de emprego pra uma pessoa negra pq ela era mais competente e se esforçou mais do que eu, e é assim que deve ser. Aliás é ate bizarro pra mim falar disso, que ainda hoje tem alguém que separa pessoas pela quantidade de melanina.
Sempre existiu e vem aumentando rapidamente desde que a internet começou a trazer cultura americana, que é muito mais racista, de uma forma mais abrangente do que por filmes e músicas, como era antes da internet. Aliás, esse monte de teoria acadêmica recente sobre raça, que surgiu lá teoricamente surgiu pra "desconstruir" o racismo na verdade só propagou o racismo americano pra todo país com influência americana/britânica no âmbito universitário (com exceção dos asiáticos, que são mais pragmáticos e dão menos valor às ciências sociais do ocidente).
Acho que não. O que existe sim é a questão do preconceito cultural, pois as pessoas são criadas de determinado jeito e não gostam de misturar suas culturas. Isso é normal.
Acho que existe sim e que ele se desenvolve por um desvio de conduta de origem cultural ainda não superado, um amadurecimento tardio do pensamento da população que ainda está em curso.