Vocês acreditam que as pessoas levam em consideração seu esforço e quem você é na hora de contratar ou situações parecidas, ou levam em consideração principalmente a classe social?

eles perguntam
3 10
elas respondem
anônima
26/03/2023 16h29
Acredito na meritocracia em alguns casos.
26/03/2023 20h28
Não. Já vi pessoas contratando só por causa do sobrenome, não duvido de mais nada.
eles respondem
26/03/2023 16h17
Só quando todo mundo parte do mesmo ponto, o que na prática é muito difícil de acontecer.
26/03/2023 16h29
Acredito na meritocracia, mas algumas pessoas tem que se esforçar mais pra atingir os mesmos objetivos.

Exemplo. Tive um professora que foi empregada doméstica boa parte da vida e hoje é uma juíza (esporadicamente vemos notícias parecidas na imprensa). Contudo, pessoas que nasceram em classes sociais mais favorecidas tem mais chances (embora eles também só cheguem a esses cargos públicos mais altos com uma boa dose de esforço também, embora seja um esforço menor que quem nasceu em familia pobre)
anônimo
26/03/2023 16h15
Não sei dizer.
anônimo
26/03/2023 16h26
Não
26/03/2023 16h31
Só na Tinindocracia
anônimo
26/03/2023 16h32
É só você dar uma boa olhada na maioria das empresas e ver como que funciona. Preferem dar cargos pra membros da familia muitas vezes sem qualificações do que pra um qualificado que estudou a vida toda por aquilo.
anônimo
26/03/2023 16h33
Não acredito não, principalmente na inciativa privada, aonde pra mim é tudo jogo de cartas marcadas e o famoso quem indica entende.
26/03/2023 20h27
Acredito cegamente.
anônimo
26/03/2023 16h36
Neste mundo atual ela é praticamente impossível.

Ou você acha que abrindo um restaurante fast-food nos EUA (a terra da liberdade) você conseguirá competir com o McDonald's?

Em raríssimos casos uma pessoa pode enriquecer do zero, como o Silvio Santos, mas é muito difícil. Sobre o Silvio, as pessoas dizem que ele enriqueceu vendendo canetas como camelô. Em partes é verdade, ele realmente começou a vida pobre, vendendo canetas como camelô, mas ele só ficou famoso depois que uma rádio carioca contratou ele, e ele só enriqueceu mesmo depois que comprou o Baú da Felicidade por uma micharia do Manuel da Nóbrega (que inclusive, só vendeu ela por um preço tão baixo, por ser próximo do Silvio, se fosse outra pessoa, ele teria vendido por um preço alto)