Na minha cidade está chovendo e acabou de cair um raio perto da minha casa e o barulho foi muito alto, o clarão foi imenso chegou a abalar o chão... e nesse momento a energia caiu e logo que o raio acabou a energia voltou.

eles perguntam
1 4
elas respondem
30/03/2023 01h15
Isso acontece pq um surto elétrico provocado pelos raios pode acionar os dispositivos de proteção, resultando na interrupção de energia. Já estudei elétrica :)
eles respondem
30/03/2023 01h13
Quando um raio atinge os fios da rede elétrica, o nível de corrente que passa pelos cabos se eleva muito. Nesse sentido, se a corrente for elevada o nível da potência tbm aumenta.

Existe um equipamento chamado transformador que tem a função de elevar ou baixar o nível de tensão da rede elétrica, mas ele tem um princípio da conservação da potência, em outras palavras, a potência da rede elétrica pode se tornar elevada para uma residência.

Então, pode ser que a operadora da sua região utilize sistema de proteção que dispara quando há sobrecarga e logo volta ao normal quando se normaliza aos valores adequados de tensão e corrente.

Tbm pode não ser isso é ter outras explicações. Entretanto, essa que falei é relativamente comum nos sistemas da rede elétrica.
30/03/2023 01h06
Porque Deus quis assim.
30/03/2023 01h15
Sobrecarga elétrica, por isso é bom usar DPS.
anônimo
30/03/2023 02h38
pode ter derrubado alguma arvore ou um poste proximo da tua humilde residencia dentre outras dezenas de possibilidades