Bom dia a todos, no momento, eu me sinto perdido em relação a vida, vou mal em quase todas, sentindo um vazio em mim, ja fui Cristão na minha adolescencia, porem hoje me vejo um agnostico, porem tentando achar respostas sobre mim e sobre a vida, o que é a vida? Qual o sentido? Porque estamos aqui? Temos ligacao com um ser divino? Como ver o mundo?, fui em uma missa, e me senti bem la, escolhi a Igreja Católica, porque foi a primeira religiao que tive e que praticamente governa o mundo, descobri que era Domingo de Ramos, estava pensando em ir mais vezes, nao senti presença de Deus, porém ver aquelas pessoas ao meu redor, me deu uma paz, sera que devo continuar frequentando? Ou ir em outras como a judaica, budista? Quero mudar minha vida que esta ruim, tenho 24 anos e espero viver até os 50 anos, tenho metade de vida

eles perguntam
3 9
elas respondem
03/04/2023 06h35
Então, cara, eu já acho que tu deve procurar as suas próprias respostas e acreditar nas coisas que você mesmo vê coerência. Eu sou espiritualista, me baseei em algumas doutrinas, religiões, filosofias e até mesmo teorias da conspiração pra construir minhas próprias crenças e minhas próprias concepções do mundo que me cerca. Quem me conhece pode achar que a minha visão de mundo é absurda, mas eu não me importo, eu creio no que eu vejo coerência e essa é a minha verdade.
Talvez o teu vazio seja preenchido a partir do momento que você começar a buscar ver o mundo através das tuas próprias crenças, e não do que uma religião impõe como verdade.
03/04/2023 11h11
Acho que ficar procurando respostas é um poço sem fundo. Nem tudo precisa ter um sentido, na minha opinião.
Eu nunca me senti bem em religião nenhuma, por isso não acredito em nada e vivo bem assim. Acredito que o caminho é tentar fazer sempre seu melhor em todos os âmbitos da vida, mesmo não sendo fácil. Isso já dá um trabalhão! Religião, na minha opinião, limita muito, não gosto, não me sinto bem tendo que seguir algo que não faz sentido algum. Mas se pra vc faz bem, acredito que seja uma forma de resposta pra algo que pelo menos te traz algum conforto. Acho válido.
03/04/2023 07h19
Oq vc vai fazer eu não sei.
Faz oq o seu coração mandar.

Eu nasci numa igreja evangélica, mas nunca fui feliz lá.
Tive que peitar muita gente, inclusive familiares, para impor a minha decisão de sair.
Hj não tenho religião… sou uma pessoa espiritualizara… gosto de meditar, acredito na força do universo, leis de atração… tenho uma quedinha pelo espiritismo, embora nunca tenha ido a um reunião deles.
Enfim, estou em paz comigo, e se tenho vontade ou curiosidade sobre algo, simplesmente vou lá e faço, estudo, vejo…
eles respondem
03/04/2023 05h13
Também só sinto vazio na vida.
03/04/2023 05h25
Tbm não tô vendo sentido na vida
03/04/2023 06h28
Não dá para responder essas perguntas em pouco espaço.

Eu recomendaria explorar as diferentes religiões enquanto está procurando algo. Já viu o Catolicismo, agora tente Espiritismo, Umbanda, Candomblé, Judaísmo, Hinduísmo, Paganismo e veja se você se identifica com algum. Só não escolha a religião com base em popularidade.
anônimo
03/04/2023 06h50
As respostas para essas perguntas são diferentes dependendo da cosmovisão. Vejo que na sua peregrinação epistemológica você se encontra num estado de confusão mental. Mas é algo inevitável, justamente porque você é um sujeito de mente inquieta, muito inquieta!
Se ficar dando muito ênfase nestas inquirições, vai esquecer a coisa mais importante, que é viver.
anônimo
03/04/2023 07h15
O que é a vida?
- Em sentido estrito a vida é aquele processo que você estudou nas aulas de biologia. Ela é só um evento cósmico, tanto quanto a queda de uma folha, você esbarrar e quebrar um ventilador, a ascensão e a queda de um império. A princípio, algumas dessas coisas parecem mais grandiosas que outras, mas é só porque nós somos limitados em nossa passagem pela existência. No fim das contas, tudo é efêmero, inclusive nós.

Qual o [seu] sentido?
- A vida não tem sentido intrinsecamente. Nós damos o sentido à nossa vida. Somos donos dela e apenas dela, e de nenhuma outra. Você escolhe o que quer para você. Se quiser a felicidade e se dedicar a isso, será feliz. Se nada quiser nada terá.
Por ser sem sentido, a vida também não tem justiça intrínseca. O mundo não serve aos padrões psicológicos que esperamos dele.

Por que estamos aqui?
- Porque escolhemos. Infinitas foram as chances de destruirmos nossas próprias vidas, então, se você está lendo isso, é porque quis viver, e continua querendo até o momento atual pelo menos.

Temos ligacao com um ser divino?
- Se por isso quer dizer uma versão divina consciente, a resposta é "não". O universo não possui um guardião ou criador, ou qualquer coisa semelhante. Ele só existe, independente da opinião dos meros humanos, que gostariam que ele tivesse um sentido, uma ordem e uma criação lógica e orientada.

Como ver o mundo?
- Essa pergunta é totalmente pessoal, e a resposta só existe dentro de você. Eu vou responder por mim:
Todos conectados, compartilhamos as mesmas alegrias, as mesmas dores e os mesmos dilemas.
Quando minha gatinha carente passa a cara na minha perna, eu sou abençoado. Quando posso admirar o mar ou as árvores, comungo com a natureza. Quando olho uma cena de amor exercida por alguém, eu vejo o divino. Eu não admiro o que não existe, mas admiro o que existe, e permaneço admirando e usufruindo de sua existência tanto quanto posso, sabendo que tenho pouco tempo para fazê-lo.
03/04/2023 07h27
Descubra a si mesmo primeiro, descubra quem você é, o que você gosta de fazer, o que quer para o seu futuro, qual a sua crença, escreva sua biografia antes de escrever a da humanidade inteira.

O Eu é complicado o suficiente para não termos todas as respostas sobre nós mesmos ao longo de toda uma vida.

Hoje em dia não me pergunto mais o que fazemos aqui, sei que não há resposta certa para esta pergunta, decidi que vou fazer o meu melhor e passar a diante um bom exemplo para as próximas gerações, seja qual for nosso propósito, estamos todos de passagem.

Questões filosóficas existenciais no final das contas não levam a nenhuma conclusão concreta, apenas mais dúvidas, é legal filosofar de vez em quando, mas não deixe de viver por não ter essas respostas.

A pergunta mais importante no meu ponto de vista é:
- Quem sou eu?
anônimo
03/04/2023 09h53
As respostas da vida estão aqui no elaele.
03/04/2023 11h03
Pura bobagem. Você só encontra respostas para a vida... vivendo a vida. Não há outra forma.
Tenha Deus a seu lado mas fique longe de religiões.
Nenhuma anda valendo a pena.
Viva sua vida buscando paz e, para isso, só tomando as decisões que você acha corretas para sua situação e momento, sem violar terceiros. Quanto menos dependente de terceiros, mais feliz você será.
03/04/2023 11h19
Acho que as pessoas não precisam acreditar em um sentido intrínseco á vida para serem felizes ou realizadas.
Você pode frequentar esses cultos se acha que isso vai te dar uma melhor compreensão de si e sobre a vida, assim como pode deixar esses questionamentos para lá e só se manter na zona de conforto. Para mim o importante é você se sentir satisfeito com suas ações.