Se as ações humanas são condicionadas ao saber divino, como é possível ter uma escolha diferente daquilo que Deus já sabe?

Dissertem

eles perguntam
1 7
elas respondem
anônima
03/04/2023 09h06
Você acredita em Deus?
eles respondem
03/04/2023 10h58
É tão contraditório que não dá pra dissertar, então vão te falar que vai além da compreensão humana... vai vendo
03/04/2023 11h20
Tem o paradoxo da onisciência, "Se Deus cria uma pedra da qual não pode levantar, ele ainda é onisciente por não conseguir erguer a pedra", e é bem estudado este paradoxo clássico, e quanto a questão da consciência humana pessoas podem pensar em coisas que Deus não pode fazer "Uma pessoa pode pensar em Deus fazendo o mal, mas o Senhor não poderá realizar este pensamento", e por aí vai é uma pergunta interessante
03/04/2023 12h18
Sim, ela vai sim.
03/04/2023 13h02
não é possível
03/04/2023 13h09
Minha visão do Divino e diferente da das religiões Abraâmicas, então não atribuo essas qualidades. Querer definir o Todo é basicamente limitá-lo, afinal, somos escravos dos nossos sentidos.

Quanto a livre arbítrio, difícil quem realmente o tem. Você pode achar que faz o que quer, mas ainda serve ao meio, pressões ambientais e hereditariedade. Ser verdadeiramente livre é realmente complicado.
03/04/2023 11h23
Não. O livre arbítrio vem justamente da onisciência. A própria sabedoria divina conclui que o homem precisa tomar suas decisões próprias e assumir as consequências delas. Se Deus fosse um grande filho da puta, já nos mataria sempre ao primeiro e mínimo erro.
03/04/2023 13h05
Deus deu livre arbítrio para as pessoas fazerem suas tomadas de decisões. No entanto, quem toma atitudes contrárias aquilo previsto por Deus, poderá sofrer consequências. Assim é a vida, justiça poderá ser paga na lei do homem ou de Deus.