Tem o paradoxo da onisciência, "Se Deus cria uma pedra da qual não pode levantar, ele ainda é onisciente por não conseguir erguer a pedra", e é bem estudado este paradoxo clássico, e quanto a questão da consciência humana pessoas podem pensar em coisas que Deus não pode fazer "Uma pessoa pode pensar em Deus fazendo o mal, mas o Senhor não poderá realizar este pensamento", e por aí vai é uma pergunta interessante
Minha visão do Divino e diferente da das religiões Abraâmicas, então não atribuo essas qualidades. Querer definir o Todo é basicamente limitá-lo, afinal, somos escravos dos nossos sentidos.
Quanto a livre arbítrio, difícil quem realmente o tem. Você pode achar que faz o que quer, mas ainda serve ao meio, pressões ambientais e hereditariedade. Ser verdadeiramente livre é realmente complicado.
Não. O livre arbítrio vem justamente da onisciência. A própria sabedoria divina conclui que o homem precisa tomar suas decisões próprias e assumir as consequências delas. Se Deus fosse um grande filho da puta, já nos mataria sempre ao primeiro e mínimo erro.
Deus deu livre arbítrio para as pessoas fazerem suas tomadas de decisões. No entanto, quem toma atitudes contrárias aquilo previsto por Deus, poderá sofrer consequências. Assim é a vida, justiça poderá ser paga na lei do homem ou de Deus.