Porque você coloca seu medo, sua cagada nas cuecas acima do bem do próximo.
Ás vezes você sabe que deve dizer, contar ou explicar para uma pessoa alguma coisa importante para o bem dela, mas você por medo que não faz sentido algum deixa de dizer aquilo de importante que tinha pra dizer.
Também em situações em que você está sendo desrespeitado ou coisa parecida, por timidez deixa de se impôr e pôr limites no outro, e o limite no outro muitas das vezes é um bem para ele. Você deixa de fazer o bem para o outro e de se respeitar por timidez. Mesmo que o outro não aceite o limite, você mesmo já colocou limites do que aceita e do que não aceita vindo do outro, o que é um respeito consigo mesmo e até mesmo com o outro; você nas entrelinhas faz com que o outro siga a vida dele e não viva dependente de você em uma relação sadomasoquista, onde você apanha e ele bate.
Com a timidez você é apenas um egoísta que se coloca no centro das importâncias, mesmo que não pareça que seja assim. Mas é.
Isso é apenas no ponto de vista dos extrovertidos, pois eles acham que os tímidos não estariam dando tanta importância a eles. A timidez é um mecanismo que restringe as pessoas de se enturmarem com o próximo ou de tomar atitudes em público. Acredito que um ponto relevante é ser "introvertido", pois este ao menos sabe como e quando tomar uma atitude, seja numa apresentação de um projeto ou quando se comunicar com alguém, sem precisar ficar se abrindo pra todo mundo.