Voce faria terapia com um psicanalista mesmo não existindo consenso sobre a psicanalise ser ou não ciencia?

eles perguntam
1 4
elas respondem
anônima
04/04/2023 12h05
Não faria psicanálise em divã, por não me identificar com o profissional e com a abordagem, talvez alguma lacaniana… enfim, amo estudar Jung, não com intuito “terapêutico”, mas por interessar em inconsciente coletivo, arquétipos, sonhos, tarot

Em relação a teoria freudiana acho válida ser considerada em ambientes escolares, até uns 7 anos.. Felizmente não preciso de nenhuma terapia relacionada a um aspecto psicossexual, tentaria algo mais dinâmico, como as propostas de Reich… Até o ponto que faz sentido, é no mínimo interessante. Budismo também não é “ciência”, se faz bem porque não… melhor que nada

Entendi a pergunta no sentido: tem muito coach por aí, e qualquer pessoa pode ter formação em psicanálise. Não, não confio na capacidade cognitiva de quase ninguém
eles respondem
anônimo
04/04/2023 10h56
Acredito que a psicanálise freudiana deu brechas para muita gente com baixo Qi explorar de maneira errônea os comportamentos oriundos do inconsciente.

Exemplo.: Alguém fala que não gosta de determinada coisa, então aparece um charlatão metido a psicanalista alegando que você não gosta daquilo por causa do desejo reprimido. Plot Twist: o charlatão psicanalista usou o conhecimento que tinha para antagonizar contra alguém que não gostava de algo que ele próprio gostava.
anônimo
04/04/2023 10h56
coisa de picareta
04/04/2023 13h00
Não. Prefiro conversar com amigos sobre os meus problemas.