Já que a luz também pode ser a ausência da escuridão

eles perguntam
0 4
eles respondem
04/04/2023 18h14
É questão de semântica. Definimos escuridão como um nível baixo de luminosidade (arbitrariamente definido, mas ainda é algo quantificável).

Ao definir como luz ou não luz estamos em um binário. Se usarmos o espectro da intensidade luminosa, temos os pólos (alta intensidade luminosa e baixa), então não é questão de existir ou não, apenas onde colocamos a marca "escuro começa aqui".
anônimo
04/04/2023 18h16
Só há o lado direito porque há o esquerdo. Sem o outro um não existiria, mas esse fato não anula a existência de ambos. Se algo pode ser definido, ele existe.
04/04/2023 18h16
Acho que escuridão é mais usada em sentido figurado do que ela existir mesmo.

É coisa de se pensar.
05/04/2023 01h01
É isso mesmo.