Talvez vc não saiba, mas por séculos quase toda a península ibérica esteve sob o controle dos muçulmanos. Quase todo território onde hoje estão Portugal e Espanha foi invadido e conquistado por Mouros, cuja a religião era o islã.
No entanto, mesmo após séculos de ocupação e dominação, essas duas nações continuaram cristã, preservaram valores ocidentais e conseguiram expulsar os mouros. Sob os escombros da guerra de reconquista, Portugal e Espanha foram os dois primeiros países europeus a unificar seus territórios nacionais. O que surgiu foi países que são países majoritariamente Católicos, ocidentais e cuja a língua foi forjada eh iminentemente europeia. Eh verdade que a língua recebeu muita influência moura.
Ao contrário do que vc pensa, os anos de domínio muçulmano foi importante, pois ajudar a forjar a identidade desses dois países, que fora pioneiros em unificar seus territórios. Foram tbm pioneiros nas grandes navegações. A contribuição muçulmana ajudou a desenvolver esses países.
E mesmo após séculos de dominação, esses dois países não foram “islamizados”. Pelo contrário, são pais majoritariamente cristãos até hoje.
Se séculos de invasão e dominação por parte da península ibérica não foi suficiente para islamizar Portugal e Espanha, não vai ser uma simples onda migratória de muçulmanos que vai islamizar o Ocidente.