Acabei demorando 3 anos a mais na faculdade além do tempo previsto, eu nunca tive um emprego formal, mas já trabalho de forma autônoma há 3 anos.

Porém um emprego com horário de entrada e saída eu nunca tive e agora que passei em um concurso público vou ter que me adaptar.

eles perguntam
8 10
elas respondem
anônima
06/04/2023 11h44
Primeiramente, parabéns pela conquista! Passar em concurso público exige esforço e dedicação.
Eu não acho nem cedo e nem tarde, simplesmente você conseguiu agora e as coisas não acontecem do mesmo jeito pra todo mundo. O importante é que você vai trabalhar.
anônima
06/04/2023 11h39
antes tarde, do que nunca
06/04/2023 12h01
Nunca é tarde para se tornar um proleta
anônima
06/04/2023 11h45
Cada um tem sua hora.
anônima
06/04/2023 11h39
Não
anônima
06/04/2023 10h33
Não
anônima
06/04/2023 10h45
Se for por causa de estudo não vejo problema algum. O irmão da minha amiga começou a trabalhar com 30 anos, antes o rapaz só estudava, porem ele já entrou no cargo que ganhava muuito bem lá na Petrobras, descontando todos os anos que ele ficou sem trabalhar .
anônima
06/04/2023 10h33
Nem estágio você fez?
eles respondem
06/04/2023 11h37
Trabalhar autônomo também é uma ocupação.
Não precisa ser aquele emprego padrão de carteira assinada que, aliás, nem vale mais a pena.

Eu só comecei a ganhar dinheiro de verdade depois que aboli a CLT da minha vida.
06/04/2023 14h09
Sim, agora vai ter que se aposentar.
06/04/2023 14h09
Tarde demais para continuar vivendo.
06/04/2023 11h57
Acho que o que importa é a pessoa ter arranjado emprego.
06/04/2023 11h55
Não é. Inclusive eu acho o seu caminho o melhor (caso a pessoa tenha pais que lhe ajudem).

Vou falar um pouco da minha área (pois não tenho muitas condições de falar das outras). Na área jurídica depois que a pessoa se forma e partindo da premissa de que vai passar de primeira na OAB, a opção mais imediata de conseguir trabalho é entrando em um escritório de advocacia. Contudo, pelo menos aqui em São Luís (e sei que essa realidade se repete em muitos outros lugares. São Paulo e Florianópolis devem ser algumas exceções), dificilmente os escritório pagam mais de R$ 3.000,00 por mês e não dão muitas perspectivas de crescimento profissional. Isso pra pessoa passar o dia todo no escritório (ou seja, a pessoa não vai ter muitas condições de formar sua própria clientela).

Eu acho uma estratégia melhor a pessoa não trabalhar e estudar pra concursos profissionalmente. Sei que tem gente que passa rápido (normalmente os que fizeram uma excelente faculdade), mas isso é exceção. A regra é a pessoa passar no concurso e tomar posse com uma idade parecida com a sua.

A minhas história não difere muito da sua não. Eu me formei aos 22 e passei na OAB aos 23. Fiquei até 2017 advogando, mas ganhando uma mixaria e estudando pra concursos. Aos 26 anos passei pra analista do MPU, sendo chamado aos 30 onde tenho um salário que não é alto, mas pelo menos me levou pra classe média (continuo estudando pra concursos melhores).

Caso a pessoa tenha uma família que possa lhe dar um sustendo após formado, eu acho melhor ela estudar pra concuros públicos de forma integral do que entrar em um emprego muito ruim e não ter nem boas perspectivas de crescimento no emprego e nem ter muito tempo pra estudar pra concursos.

Se eu pudesse voltar no tempo eu não teria advogado pra ganhar a mixaria que eu ganhei. Eu teria apenas estudado pra concursos de manhã, de tarde e de noite
anônimo
06/04/2023 11h39
Não acho tarde.
anônimo
06/04/2023 10h35
sim
06/04/2023 10h34
Não acho que seja difícil, mas você precisa mostrar que possui habilidades para ingressar no mercado de trabalho.
anônimo
06/04/2023 10h34
Trabalho como autônomo desde os 18 e to com 22 agora, vou iniciar faculdade de 3 anos. Nunca é tarde, a diferença é que podem pedir mais experiencia, mas não quer dizer que você não irá arrumar
06/04/2023 10h33
Nem f*dendo amigo tem multinacionais q começaram com pessoas com mais de 40 anos q faliram na vida, desde que você tenha força de vontade e acredite no sucesso vai dar boa