Meu ancestral é Cristo Jesus o nazareno.
anônima
08/04/2023 08h56
Qdo estamos em reunião familiar, sempre rola assuntos sobre nossos antepassados. As vezes bate uma curiosidade de querer saber mais sobre essas pessoas. Já pensei em algum momento fazer uma árvore genealógica, mas traçar a genealogia aprofundada de uma família não é tão simples assim. Com o passar dos anos, documentos se perdem, grafias de nomes mudam, sem falar na falta de continuidade da história oral passada entre gerações.
anônima
08/04/2023 08h44
Só sei que tem italianos, portugueses, índigenas, judeus e afro-descedente porque meu bisavô era bem pretinho.
08/04/2023 02h29
Pra que? Tá na cara que nenhum deles tinha dinheiro.
anônima
08/04/2023 02h53
Não. Sou a típica brasileira miscigenada sem pertencimento de grupo étnico ou racial no âmbito familiar/genealógico que não quero saber - e nem tenho como saber - quem são meus ancestrais
anônima
08/04/2023 07h32
Assisti um filme de comédia ontem onde o moço falou que todos os ancestrais dele eram pobres e brasileiros.
“Loucura, Fernanda! Fui consultar minha árvore genealógica e descobri que até meu macaco era de Niterói, gente.”
anônima
08/04/2023 02h29
já tive
08/04/2023 08h29
Sempre quis saber minha família e cheio de segredos
08/04/2023 02h30
Já tive e descobri
08/04/2023 08h34
Consegui descobrir que tenho ascendência judaica por parte de pai. Minha trisavó era espanhola e meu trisavô era português, ambos judeus de sangue e tiveram que se converter ao Catolicismo antes de chegar ao Brasil ou já chegaram convertidos, são os famosos judeus marranos que se tornaram cristãos novos. Vieram pra cá fugindo da Inquisição e do antissemitismo.
anônima
08/04/2023 08h20
Sim , são muitas gerações antes de nós. Adoraria saber .
11/04/2023 22h22
Já, por parte de pai penso serem italianos, até pq minha tia tem cidadania. Por parte de mãe, tem uns documentos da Áustria, então devem ser de lá
11/04/2023 22h13
Um tataravô foi barão do cacau, o resto eram escravos
anônima
11/04/2023 22h12
Só sei q eles trabalhavam forçados
anônima
08/04/2023 14h19
Eu acho que não tem, pois são todos da África
08/04/2023 13h58
Sim, até tentei fazer num site mas achei que ele fornecia informações conforme fosse sido preenchido. Não rolou nada e desanimei.
08/04/2023 09h32
Já sim, só conheço um pouco até a geração da minha trisavó materna.
anônima
08/04/2023 09h10
Sim a dois anos eu monto a árvore da minha família e descobri 4 crianças mort*s
eles respondem
anônimo
08/04/2023 08h41
Eu já fui atrás.
Minha tataravó se chamava Joana e era uma mulher corajosa de cabelos muito longos, tanto que poderia penteá-los colocados na mesa da casa. Ela não sofria de enjoo em barcos, uma qualidade rara na época, então era altamente cotada para trabalhar em embarcações como várias coisas que eram associadas à mulher. Estava previsto que ela atravessaria o Atlântico para casar com um português, mas, na despedida da família, ela conheceu um tio e resolveu casar com ele. Infelizmente ela faleceu de febre. Estava tão fraca no seu último dia que virou para os filhos e disse "Vou viajar", colocou suas coisas em uma mala, e morreu jovem.
Meu tataravô se chamava João e tinha um moinho. Ele vivia da produção e venda de farinha. Ele criou a minha bisavó desde então.
Minha bisavó amava muito a mãe, mas não se dava bem com o pai, porque ele não a permitia estudar, enquanto os irmãos homens dela estudavam. Ela aprendeu a ler e escrever fazendo os deveres de casa dos irmãos, e conseguiu estudar, tornando-se professora, a profissão mais respeitada da mulher tinha na época. Ela se tornou uma referência na pequena cidade.
Mas mesmo assim se casou mal, e decidiu abandonar o marido, mudando-se para a capital com os três filhos, onde continuou vivendo como professora. Meu avô e as outras duas crianças eram os filhos da professora da cidade, então tinham mais instrução que a média, e conseguiram passar nas melhores escolas públicas da época.
Não sei como meu avô conheceu minha avó.
Minha avó é filha de Sebastião e Celina. Meus bisavós passavam fome no interior e se mudaram para Natal em busca de uma vida melhor. Ele conseguiu de alguma forma se tornar policial. Mais tarde, quando o presidente veio a Natal durante a guerra, ele audaciosamente fez um pedido pessoal para ser convertido a militar, e colocou no bolso do presidente um papel com o seu nome anotado. Meses depois chegou uma carta presidencial comandando isso. Minha avó era a caçula então já cresceu na Vila Militar aqui.
08/04/2023 09h07
Já tentei, mas meus avós eram todos cheios de dedos em relação aos antepassados, ou realmente não sabiam, não sei ao certo.
Sempre me enrolavam e tudo que diziam é que os pais ou avós deles chegaram de navio, mas não sabem de que região vieram e o que faziam.
Dá a entender que fizeram coisas horríveis e eles tinham vergonha de contar, pelo menos essa é minha conclusão.
O pouco que sei é que uma bisavó era índia nativa do Brasil e de resto há uma mistura de espanhóis e portugueses.
08/04/2023 08h51
Todos os meus antepassados eram europeus de baixa renda.
08/04/2023 08h46
Não. Sei do que me contaram mas não é algo que eu tenho anseio em saber.
anônimo
08/04/2023 02h30
Não quero descobrir as origens do meu fracasso existencial.
08/04/2023 09h27
Nunca saberei.
anônimo
11/04/2023 22h31
Descendência alemã e polonesa.
11/04/2023 22h24
Foram macacos.
08/04/2023 07h42
Sim, mas acabo esbarrando em pessoas sem registro muito rápido.
anônimo
08/04/2023 08h33
Sim, gosto de ouvir as histórias que minha mãe conta.