Se a propria definição de democracia é a vontade da maioria, porque escutam as minorias?

eles perguntam
3 8
elas respondem
anônima
13/04/2023 16h14
É direito a existência. Para uma coexistência. Civilização e evolução tem a ver com esses conceitos. Minorias tem direitos porque são pessoas, são seres humanos. Se você tem dificuldade de compreender isso, é de suma importância você refletir no seu nível de humanidade.
anônima
13/04/2023 19h31
Pq tudo aqui é ao contrário.
anônima
13/04/2023 19h44
Porque a democracia é casada com o conceito de igualdade (ainda que perante a lei, nao abrangendo de fato condições materiais reais de igualdade e causando o rebaixamento do ideal democrático)

Por isso todos tem direitos iguais, pelo menos perante a lei. O jusnaturalismo tambem é uma concepção que contribui pra isso, já que teoriza que o indivíduo tem direitos inalienáveis e anteriores ao surgimento do Estado civil. Se o indivíduo é anterior ao Estado e já tinha direitos, o Estado não pode tirar esses direitos. É ai que surge mais tarde também os Direitos Humanos

E ainda, a democracia minimalista que é vigente na maioria dos países, segundo a concepção de Shumpeter, é um arranjo institucional e político onde o indivíduo adquire poder de decidir quem serão os representantes através de eleições. O povo só decide a liderança que os governará.

Então a democracia nao é a vontade da maioria, nem o bem comum, pelo menos nao pra Shumpeter.

A vontade da maioria é tratada por Rousseau, porém em um Estado menor onde todos fazem as leis que regem a sociedade civil e todos concordam em seguir essas leis. Importante que pra Rousseau, nao devem haver nem muito ricos e nem muito pobres, para que alguns nao se vendam e alguns nao comprem outros. A noção de representação nao existe para Rousseau, portanto o conceito democrático de Rousseau nao se aplica a nossa sociedade
eles respondem
anônimo
13/04/2023 16h10
Porque democracia também é igualitarismo entre TODAS as pessoas na visão do estado, e isso inclui pessoas das mais variadas diferenças, algumas minoritárias em um âmbito específico, e por aí vai.
13/04/2023 16h10
Anônimo nem é gente
anônimo
13/04/2023 16h09
Culpa do PT.
13/04/2023 16h08
Tem um artigo interessante na constituição, é o quinto. Dá uma lida depois.
13/04/2023 16h08
Defina minoria.
13/04/2023 19h27
Não deveriam ter nada.
13/04/2023 22h54
Democracia não significa apenas fazer a vontade da maioria, tem a ver com criar condições para que todas as pessoas sejam iguais no tratamento, ou seja, os mesmos direitos e deveres, sem exclusão ou diferenciação entre indivíduos. Essas "minorias" não são apenas em números de indivíduos, mas também em direitos, e em uma democracia, nenhum grupo pode ficar sem eles. É claro que a democracia não é perfeita e muitas deturpações são criadas no meio do caminho, mas em teoria é isso.