eles respondem
E quem disse que importação é algo ruim? Importar matéria prima e bens de capital é excelente para turbinar as nossas industrias.
Mas o Japão e a Cingapura fizeram coisas assim para se desenvolver, os EUA eram extremamente protecionistas até os anos 80.
Um fato curioso é sobre a Cingapura, de país pobre, mais pobre que o Brasil, se tornou uma potência. Isso se deu a sua abertura comercial, modernização de seu sistema regulatório, subsídio e valorização às industrias nacionais, e investimento em capital humano. Hoje, Cingapura bota o Brasil no chinelo em relação inovação.
Restringir a importação de modo geral é uma burrice tão grande que chega a assustar, isso é feito com cautela, avaliando as deficiências e potencial e o seu objetivo com isso.
O Japão fez isso quando a Toyota era pequena, impediu a GM americana de adentrar em seu território para proteger a Toyota, e por incrível que pareça, deu certo, hoje a Toyota exporta veículos para vários continentes, do Brasil até os EUA. Mas havia um objetivo, não foi feito de qualquer jeito.
A Suíça é um dos poucos países que nunca adotou medidas protecionistas e é um dos, se não o melhor país do mundo, seu povo vive invejavelmente bem, a sua expectativa de vida, segurança pública, taxa de desemprego e etc.. são invejáveis.
Então, não existe formula mágica para vencer o desemprego e a pobreza, vai do contexto e cultura de cada país, de sua estratégia econômica e etc... Nos EUA e no Japão, o protecionismo até ajudou de certa forma em determinado período, mas no Brasil surtiria o mesmo efeito? Temos um plano a mais do que somente isso? Enfim...
O governo já fez isso no passado com empresas de hardware e software no passado. O resultado é que as empresas ganharam dinheiro fácil e não evoluíram. A solução foi abrir o mercado e as empresas em sua maioria quebraram.
Receita de Brigadeiro:
INGREDIENTES
1 caixa de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina sem sal
7 colheres (sopa) de achocolatado
chocolate granulado
MODO DE PREPARO
1 Em uma panela funda, acrescente o leite condensado, a margarina e o achocolatado (ou 4 colheres de sopa de chocolate em pó).
2 Cozinhe em fogo médio e mexa até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela.
3 Deixe esfriar e faça pequenas bolas com a mão passando a massa no chocolate granulado.
Porque o Tio Sam vai entrar na marra, ou ferrar nossa economia até a gente desistir disso. Nós somos reserva de mercado. Tu acha que traficante quer usuário morto, limpo ou preso? Não, quer ele bem o suficiente pra continuar comprando.
Vou contar uma historinha para os mais jovens. Em 1984 o governo criou a Política Nacional de informática, para estimular o desenvolvimento da indústria nacional de computadores. A ideia era simples: se investir em empresas nacionais, elas vão poder bater de frente com as gringas e teremos uma competição saudável (livre mercado, amém, hosana nas alturas).
O que o Ronald Reagan fez? Em 1987 meteu sanções no Brasil até o cu fazer bico, aumentando o juros de importação e proibindo as empresas e tecnologias brasileiras de entrarem em solo americano. Segundo ele, nós "devíamos" a eles o que eles deixaram de arrecadar operando aqui.
Protecionismo é coisa de primeiro mundo. Protecionismo para as empresas deles, livre concorrência desleal pra gente.
O governo atual não está tiniaaaaanduaaam.
Será que tá tininduam?
Melhor é dólar alto no governo do bozo
você é um gênio
avise o ministro Retharddad
Vai restringi importação como, se agente não e alto sustentável em nada, isso e um país de escravos.
Abrir livremente as portas para o mercado internacional foi uma das melhores coisas que aconteceu depois da ditadura, retroceder não dá né.
pq ngm iria gostar, desde empresários até consumidores. Segundo que haveria muita retaliação, como alguem ai falou. Na prática, ficariamos isolados do mundo, por exemplo como Cuba. A ideia é até boa, teoricamente falando, mas na prática é um verdadeiro desastre, já que todos os paises são globalizados atualmente. Isso talvez desse certo á tipo 100 anos atrás. Acho que pra gerar empregos, deveria haver uma interligação entre empresas, governo e sindicatos, aonde houvesse beneficios fiscais pra empresa, estabilidade por alguns anos para o empregado e contratação de recém formados, por exemplo
Nooossaaa, que ideia genial…pede pro Lula te convidar para ser um ministro, ele vai gostar muito da sua ideia(to sendo irônico, pois não é assim que funciona)
A China é a fonte do Brasil. Se fechar as portas, o declínio seria maior.