Faz o L agora
anônima
14/04/2023 21h43
estou a refletir aqui, sanando ideias pra caralho.
eles respondem
14/04/2023 22h04
E quem disse que importação é algo ruim? Importar matéria prima e bens de capital é excelente para turbinar as nossas industrias.

Mas o Japão e a Cingapura fizeram coisas assim para se desenvolver, os EUA eram extremamente protecionistas até os anos 80.

Um fato curioso é sobre a Cingapura, de país pobre, mais pobre que o Brasil, se tornou uma potência. Isso se deu a sua abertura comercial, modernização de seu sistema regulatório, subsídio e valorização às industrias nacionais, e investimento em capital humano. Hoje, Cingapura bota o Brasil no chinelo em relação inovação.

Restringir a importação de modo geral é uma burrice tão grande que chega a assustar, isso é feito com cautela, avaliando as deficiências e potencial e o seu objetivo com isso.

O Japão fez isso quando a Toyota era pequena, impediu a GM americana de adentrar em seu território para proteger a Toyota, e por incrível que pareça, deu certo, hoje a Toyota exporta veículos para vários continentes, do Brasil até os EUA. Mas havia um objetivo, não foi feito de qualquer jeito.

A Suíça é um dos poucos países que nunca adotou medidas protecionistas e é um dos, se não o melhor país do mundo, seu povo vive invejavelmente bem, a sua expectativa de vida, segurança pública, taxa de desemprego e etc.. são invejáveis.

Então, não existe formula mágica para vencer o desemprego e a pobreza, vai do contexto e cultura de cada país, de sua estratégia econômica e etc... Nos EUA e no Japão, o protecionismo até ajudou de certa forma em determinado período, mas no Brasil surtiria o mesmo efeito? Temos um plano a mais do que somente isso? Enfim...
14/04/2023 19h31
O governo já fez isso no passado com empresas de hardware e software no passado. O resultado é que as empresas ganharam dinheiro fácil e não evoluíram. A solução foi abrir o mercado e as empresas em sua maioria quebraram.
14/04/2023 19h35
Receita de Brigadeiro:

INGREDIENTES
1 caixa de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina sem sal
7 colheres (sopa) de achocolatado
chocolate granulado

MODO DE PREPARO
1 Em uma panela funda, acrescente o leite condensado, a margarina e o achocolatado (ou 4 colheres de sopa de chocolate em pó).

2 Cozinhe em fogo médio e mexa até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela.

3 Deixe esfriar e faça pequenas bolas com a mão passando a massa no chocolate granulado.
14/04/2023 19h57
Porque o Tio Sam vai entrar na marra, ou ferrar nossa economia até a gente desistir disso. Nós somos reserva de mercado. Tu acha que traficante quer usuário morto, limpo ou preso? Não, quer ele bem o suficiente pra continuar comprando.

Vou contar uma historinha para os mais jovens. Em 1984 o governo criou a Política Nacional de informática, para estimular o desenvolvimento da indústria nacional de computadores. A ideia era simples: se investir em empresas nacionais, elas vão poder bater de frente com as gringas e teremos uma competição saudável (livre mercado, amém, hosana nas alturas).

O que o Ronald Reagan fez? Em 1987 meteu sanções no Brasil até o cu fazer bico, aumentando o juros de importação e proibindo as empresas e tecnologias brasileiras de entrarem em solo americano. Segundo ele, nós "devíamos" a eles o que eles deixaram de arrecadar operando aqui.

Protecionismo é coisa de primeiro mundo. Protecionismo para as empresas deles, livre concorrência desleal pra gente.
14/04/2023 19h26
O governo atual não está tiniaaaaanduaaam.
Será que tá tininduam?
14/04/2023 20h40
Melhor é dólar alto no governo do bozo
anônimo
14/04/2023 21h29
você é um gênio
avise o ministro Retharddad
anônimo
14/04/2023 21h32
Vai restringi importação como, se agente não e alto sustentável em nada, isso e um país de escravos.
14/04/2023 22h09
Abrir livremente as portas para o mercado internacional foi uma das melhores coisas que aconteceu depois da ditadura, retroceder não dá né.
anônimo
14/04/2023 22h50
pq ngm iria gostar, desde empresários até consumidores. Segundo que haveria muita retaliação, como alguem ai falou. Na prática, ficariamos isolados do mundo, por exemplo como Cuba. A ideia é até boa, teoricamente falando, mas na prática é um verdadeiro desastre, já que todos os paises são globalizados atualmente. Isso talvez desse certo á tipo 100 anos atrás. Acho que pra gerar empregos, deveria haver uma interligação entre empresas, governo e sindicatos, aonde houvesse beneficios fiscais pra empresa, estabilidade por alguns anos para o empregado e contratação de recém formados, por exemplo
15/04/2023 00h30
Porque não querem.
06/05/2023 09h49
Também não sei
06/05/2023 09h56
Nooossaaa, que ideia genial…pede pro Lula te convidar para ser um ministro, ele vai gostar muito da sua ideia(to sendo irônico, pois não é assim que funciona)
anônimo
07/05/2023 09h31
A China é a fonte do Brasil. Se fechar as portas, o declínio seria maior.