De onde veio esse costume estranho? Não seria mais lógico um prédio só de moradia, e outro do lado de comércios?

eles perguntam
3 5
elas respondem
anônima
14/04/2023 23h38
Pq geralmente quem é dono de cima ou mora em cima tbm é dono do comércio embaixo. Brasil tbm não é exemplo de planejamento urbano.
14/04/2023 22h58
Deve ser por aproveitamento de espaço, ser mais barato...
14/04/2023 22h59
Não acho estranho, acho prático e econômico.
eles respondem
14/04/2023 23h35
Porque o térreo tem pouco valor de venda para moradia e alto valor para o comércio, quem constrói o prédio lucra mais nessa configuração.
Saindo da classe baixa as pessoas geralmente não vão querer se sujeitar a morar em um prédio com a arquiteta comprometida pelas salas comerciais em baixo.
anônimo
14/04/2023 23h00
Como assim? Um prédio de 10 andares de lojas?
14/04/2023 23h16
Pra reduzir os custos
15/04/2023 00h01
Esse é um modelo de negócio europeu do século 19.
No Japão também existe os cafés (kissaten), que se conjugam moradia e negócio, sendo que em cima, só tem dormitórios, após o fim do expediente, o local de convívio familiar é o espaço comercial.