A maioria são pessoas leigas que sofreram muito e foram resgatadas “pela religião”. Para eles a religião foi, e é, a solução de tudo. Não acho muito empático desconsiderar o contexto em que eles estão inseridos.
Não existe razão para quem é massa de manobra das grandes igrejas, porque no momento em que você aceita que existe um ser no controle de todas as coisas, inclusive futuras, você abre mão do raciocínio lógico, das linhas em que a sociedade se modela, você se tranca dentro de uma raciocínio confortável e coloca nas mãos desse ser toda a responsabilidade dos fatos. É muito fácil pensar assim, é muito fácil apelar para o sentimento das pessoas.
Fanatismo, é igual aquelas pessoas que tem um fanatismo absurdo pelo seu time de futebol SÃO simplesmente irritantes e chatas, insuportáveis capazes de começar a brigar por seu time perder e ver alguém com a camisa do que ganhou, tlg?
Pq o cristianismo leva as pessoas a se sentirem melhor que as outras e que só o jeito deles enxergarem a vida está correto. Por isso mataram tanta gente, tanto católicos como protestantes. Eles acham que tudo o que eles fazem é correto.
Acho que Jesus é o próprio anticristo disfarçado, pq nas igrejas, ser uma pessoa humana é a exceção, a regra é julgar aos outros e querer impor uma ditadura religiosa na sociedade.