Racional é uma pessoa pragmática, que usa apenas a lógica para tomar suas decisões, baseada em fatos, causa, efeitos e consequências.
Emocional é uma pessoa que desconsidera os fatos, e usa seus sentimentos para tomar uma decisão, geralmente uma distorção da realidade. Geralmente inventa, ou encontra justificativas absudas para justificar uma ação.

Ex.: O cara te trai, humilha, há casos até de agressão. Você termina e o cara volta todo arrependido falando que mudou, que agora é outra pessoa...
Se a mulher for emocional, ela volta com ele.
Se for racional, foge.
17/04/2023 19h33
Eu sou as duas.
elas respondem
17/04/2023 10h00
Emocional: se deixar levar pelos sentimentos, agir por impulso.
Racional: pensar bem antes de agir, controlar suas emoções e ser mais centrada em determinadas situações.
17/04/2023 09h54
Emocional: Que se emociona com facilidade; emotivo.
Racional: inteligência desenvolvida e que gostam de treinar e usar a cabeça.