Denunciar que o paciente sofreu um crime (abuso sexual) ou que cometeu um crime, tipo assassinato

elas perguntam
4 5
eles respondem
14/05/2023 16h31
Nao, sigilo com o cliente
14/05/2023 16h33
É lei, ela é obrigada a denunciar, acho que salvei sua pele hein kkkkkk zoas
anônimo
14/05/2023 16h34
Eu acho que ela deve primeiro aconselhar ele, e se o caso não se encaminhar para uma melhora do paciente ela deve denunciar.
14/05/2023 18h01
Vira cúmplice.
elas respondem
14/05/2023 16h36
Precisa denunciar… mas acho que depende da psicóloga
14/05/2023 16h37
Não pode, prevalece o sigilo. Inclusive se em um julgamento o psicólogo estiver presente e souber a verdade não pode falar nada. Alguns casos só que pode falar, mas crime não
14/05/2023 16h42
Não pode, mas depende do psicólogo. O dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional . Isso significa, de forma simples, que o psicólogo não pode expor aquilo que é relatado num atendimento psicológico.
Mas como citei, depende do psicólogo. Tem psicólogos que denunciam quando há suspeita de risco à vida do paciente ou de terceiros. Quando há violência doméstica em curso, negligência ou abuso de incapazes. Quando o psicólogo recebe uma ordem judicial, por exemplo, se a saúde mental do paciente for questionada nos processos judiciais.
anônima
14/05/2023 18h01
sigilo
anônima
14/05/2023 16h30
Não, errado. O Profissional tem que incentivar o paciente a fazer isso por conta própria