Numa situação hipotética, daqui alguns anos ou décadas, o presidente do Brasil anuncia a revogação o Código Penal por duas semanas com a intenção de testar a população brasileira se ainda teria bom senso com o próximo a não cometer crimes, mesmo sem correr riscos de serem processados e punidos, ou seja, ninguém poderia prestar BO porque essas leis, na prática, não existiriam. Na sua opinião, se isso acontecesse:

1) isso teria um efeito muito grave, ou seja, as pessoas iriam ficar roubando as outras, ia ter muita agressão, calúnia, difamação, homicídio rolando ao ar livre, corrupção e lavagem de dinheiro declarada abertamente por meio de empresas privadas e no setor governamental, ou;

2) todo mundo teria empatia com o próximo e, mesmo sem segurança jurídica, as pessoas continuarão agindo de boa fé com o próximo, sem praticar furto, sem arrumar brigas, tentativa de homicídio, etc; e as pessoas poderão se sentir livres pra sair sem correr riscos de vida?

Diz aí!

eles perguntam
2 5
elas respondem
anônima
18/05/2023 13h42
pelo amor de deus, se 12h já fazem um estrago, imagina duas semanas! você é louco
anônima
18/05/2023 13h53
Seria caótico! Enquanto houver maldade no mundo nós precisaremos das leis penais.
eles respondem
18/05/2023 13h26
Efeitos gravíssimos.
18/05/2023 13h41
Liberdade sem justiça é apenas caos. Lei existe justamente pra sociedade funcionar mais ou menos direito.

Se empatia surgisse magicamente, não precisaríamos criar leis penais, pra início de conversa.

Lembrei dessa esquete:

18/05/2023 13h50
Caos na primeira semana!
18/05/2023 15h03
Se com o código penal em vigor já acontece isso tudo de coisa errada, imagine com 2 semanas de passe livre? O brasileiro não perde tempo não.
anônimo
18/05/2023 16h42
1 dia já basta pra destruirmos.