Não é crime e antiético?

Aconteceu tem um tempinho um caso na minha família de uma pessoa vir a óbito após um afogamento,mesmo sendo socorrido as pressas chegou já no hospital sem vida,não esperaram ambulância nem nada meus tios de carro mesmo correu para o hospital.
Aconteceu dentro da casa mesmo com criança,acontece que o médico não viu necessidade de fazer a necropsia deu o laudo e o caso ali mesmo na emergência,mas deixou por opção da minha tia e ela não quis,estava ainda em estado de choque sob efeitos de remédios. Antes do corpo ser encaminhado pra funerária as policiais estavam no hospital pra fazer o Boletim de ocorrência disseram que é um protocolo que fazem quando a pessoa já chega morta no hospital. Até aí ok.

Dois dias depois após o enterro,o jornal local publicou o caso no site e republicou no Facebook. Sem fotos mas com uma manchete tendenciosa,como fosse culpa dos pais dando a entender irresponsabilidade. Até o laudo foi exposto por causa do afogamento por dentro extourou algum órgão pois voltou sangue pela boca e nesse laudo tem o nome disso é um nome estranho,e a rádio da cidade na hora do jornal passou a mesma matéria dizendo que a família não fez a necropsia sendo q os próprio médico disse não ter necessidade. Minha família foi no hospital saber pq foi parar no jornal a equipe de adm do hospital disse q quando tem ocorrência assim que faz BO é repassado para o jornal e vê se publica o não. Está até hoje no site;o nome foi abreviado na matéria porém o endereço só não o número da casa permanece. Além da funerária que publica todos os dias o falecimento da semana,nome,idade e as vezes foto e horário de sepultamento. Eu falei pra minha mãe que eles deveriam processar pra retirar a matéria,pq sofre com a dor da perda do filho e com o julgamento alheio.
Só não publico aqui pois seria exposição demais,mas deixo aqui minha total indignação. Crime e exposição sem autorização da família.
Um dos absurdo tão grande.

elas perguntam
7 1
eles respondem
anônimo
19/05/2023 18h04
Ridículo, jornal como sempre monetizando a morte alheia.
anônimo
19/05/2023 18h02
Normal.
19/05/2023 18h07
Quem faz isso comete o crime de violação de sigilo profissional previsto no art.154 do Código Penal que assim dispõe:

Violação do segredo profissional

Art. 154 - Revelar alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem:

Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa de um conto a dez contos de réis. (Vide Lei nº 7.209, de 1984)

Parágrafo único - Somente se procede mediante representação.

Além das sanções penais são cabiveis sanções administrativas (demissão do servidor público), ato de improbidade administrativa previsto no inciso III do artigo 11 da Lei de Improbidade Administrativa que assim dispõe:

Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública a ação ou omissão dolosa que viole os deveres de honestidade, de imparcialidade e de legalidade, caracterizada por uma das seguintes condutas: (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

III - revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo, propiciando beneficiamento por informação privilegiada ou colocando em risco a segurança da sociedade e do Estado; (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

É cabível ainda pleitear indenização do Estado, com fulcro no §6º do art.37 da Constituição Federal que assim dispõe:
(...)
§ 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
anônimo
19/05/2023 18h10
Poderia processar por danos morais, causa ganha outra história, melhor desistir mesmo, como qualquer notícia passa um tempo e fica no esquecimento para as pessoas, ou quando os sites atualizam em um tempo é apagado pois acumula muitos arquivos no servidor
19/05/2023 18h16
Fiquei sabendo agora.
19/05/2023 21h36
Que pena que isso tenha acontecido, não achei legal também
anônimo
19/05/2023 21h58
O texto é muito grande, não li tudo
elas respondem
anônima
19/05/2023 18h23
Era só mandar retirar do ar