eles respondem
Não tem motivo algum para privatizar os correios.
Tirando cartas pessoais, o mercado está aberto para concorrência, se não existe empresas suficientes para concorrer com os correios, então é porque não existe empresários interessados em prestar esse serviço.
Mas aí virão os lacradores de direita falar que a empresa não paga imposto, com aqueles sofismas baratos que caem por água abaixo, quando sabemos que os maiores países capitalistas do mundo, tem suas estatais de correios.
Não. Pois ele viraria uma empresa privada. E sabe qual é o objetivo de uma empresa privada? Exatamente, lucro.
Vamos supor que do nada a Amazon passa a servir o serviço postal do Brasil. Agora imagina que você mora em uma cidade minúscula do interior do Ceará. Porque diabos a Amazon iria levar o serviço dela até a sua cidade, sabendo que ela pouco lucraria fazendo isso? Bom, a Amazon com certeza não iria fazer isso. E quem sairia perdendo? Você, que teria de se deslocar para uma cidade maior para receber sua roupa que você comprou na internet.
Agora voltemos a realidade. Hoje, os Correios são uma empresa estatal. Ou seja, não há um grupo de engravatados investidores cobrando da liderança da empresa mais e mais lucro. Quem manda na empresa é o estado. Então, mesmo sem ter lucro, os Correios ainda vão servir a sua cidadezinha de menos de 100 mil habitantes do interior do Ceará. Pois o objetivo dela não é ter lucro, e sim servir a população.
Lembrem-se: pra uma empresa o lucro está acima até do bem estar e da satisfação do cliente (e em alguns casos até da vida humana, os diretores da Vale decidiram que simplesmente indenizar as vítimas de um eventual rompimento de barragem dava menos prejuízo do que simplesmente reformar e modernizar elas)
Pra ficar mais caro? Pq se for não sou burro de querer não. As coisa tá chegando e funcionando ué
A privatização dos Correios seria interessante se houvesse inúmeras empresas nessa área, já que a livre concorrência faria com que houvesse competitividade no mercado e redução nos preços na entrega de cartas.
Não, como fui contra a da Eletrobrás também. Alguns dos meus argumentos já estão muito bem representados em algumas respostas que compartilham a mesma opinião.
Se o correiro fosse empresa privada já teria quebrado a anos.
Sim, que privatizem tudo.
Privatização vai provocar um “apagão postal”
Correios não dão prejuízo
Serviço dos Correios é fundamental para pequenas empresas
Privatização trará “uberização” dos funcionários
Grandes grupos estrangeiros têm interesse na privatização
Algumas empresas gigantes do setor, como Amazon, DHL e Fedex, já brilham os olhos e anunciaram interesse em participar da privatização dos Correios. Isso porque elas sabem que poderão abocanhar boa parte dos serviços – e do lucro – que hoje estão com a estatal, dispensando ou secundarizando serviços que não lhe convém
Não adianta privatizar sem abrir o mercado antes, é vender um "monopólio estatal" para transformá-la em um "monopólio" privado", não seria uma decisão muito sábia. Precisa primeiro criar um clima para isso. Outro ponto é a questão da precária infraestrutura do país, sobretudo nas regiões mais afastadas. Isso pode ser um empecilho para que empresas privadas possam operar em lugares mais distantes de forma eficiente e barata. Os correios acabam tomando o prejuízo, neste caso, e quem paga, acaba sendo o povo.
Não há motivos para manter os correios como uma empresa estatal. Já no caso da Petrobrás, o buraco seria mais embaixo pois envolve outros fatores como independência energética e etc...
Não, tem que deixar público pra ter concurso.
Já era pra ter feito isso há mt tempo
Tem que privatizar essa fonte de desvio de dinheiro, cabide de emprego para os cargos de segundo escalão, com funcionários ladrões de encomendas que acham que fazem um favor a população. Além disso, incompetentes, uma encomenda leva 48 horas vir da China até Paraná, mas os correios levam 25 dias para entregar essa mesma encomenda à 150km de distância.
Com todos os serviços de logística que existem atualmente, não há razão da sua existência como estatal. Mas… é assunto complexo.
Levando em conta que é uma estatal, a concorrência é desleal.
Nós já pagamos pelo frete, então não faria menor diferença.
Já passou da hora! Por mim privatiza tudo, e o que restar de estado privatiza também!
Não tenho opinião sobre o assunto,rs
Eu sou a favor que o poder estatal como um todo deixe de existir, muito além de só os correios.