Temos o segundo maior imposto do mundo, e o país que talvez mais tributa empresas, em grande parte para suportar um funcionalismo público enorme.
Dinheiro de imposto que foi desviado de quem produz, para um setor ineficiente, e quanto mais isso perdurar, menos a economia irá crescer, pois liberdade econômica é fundamental para isso. Tornando, assim, o Brasil um péssimo lugar para empreender
Completando o seu comentário, além da alta carga tributaria o estado brasileiro é altamente intervencionista na atividade econômica, o melhor exemplo disso é o dos produtos chineses, afinal um estado que trabalha contra o consumidor e o MEI não tem como fazer um país ir para frente.
Além da alta carga tributária, o Brasil é um país muito desigual em vários aspectos, inclusive cultural, além do que a cultura do país está impregnada de corrupção, então isso é um grande atraso para o nosso país.
Desigualdade social, a má distribuição de renda e os altos níveis de probreza, e a exclusão social, são fatores que impedem o desenvolvimento econômico e social do país.