Dostoiévski trás uma questão interessante em sua obra literária chamada Irmãos Karamazov onde esse é um dos princípios de um personagem.
Se Deus de fato não existe, quem determina o que é ou não errado? Humanos imperfeitos e até mais sujos do que eu, eu te digo.
Pegue a sociedade de forma geral, se eu matar alguém por exemplo para benefício próprio meu ou de terceiros eu poderia ser julgado e até mesmo sentenciado fortemente. Mas por que homens como Alexandre O Grande e o próprio Cristóvão Colombo (que matou milhares de mulheres e crianças) são considerados conquistadores?
Se Deus de fato não existe, "certo e errado" são apenas conceitos abstratos do reflexo de cada época.
Se Deus não existe, o sentimento de culpa e aflição por determinada ação que prejudique terceiros é uma completa bobagem e cada um deveria pensar apenas em sí próprio.

eles perguntam
2 7
elas respondem
anônima
14/06/2023 09h41
É uma boa reflexão. Todavia, sigo preferindo Billy Graham: “Ainda que não exista céu, e a Bíblia se torne inútil, viver em santidade se torne loucura, foi um prazer ser cristão.”
anônima
14/06/2023 10h11
Like.
eles respondem
anônimo
14/06/2023 09h42
Tem que seguir os dez mandamentos.
14/06/2023 09h36
Sim, se não existe o bem definitivo, então o mal não existe. Acaba apenas por ser uma opinião da sociedade.
anônimo
14/06/2023 09h37
Quem sabe
14/06/2023 09h44
de fato, também penso que dizer se algo é certo é errado não tem critério objetivo, mas dizer que é totalmente subjetivo também é errado, intersubjetivo é a palavra que tu tá procurando, uma comunidade que não pune assassinos é insegura de se viver, e não vai sobreviver no longo prazo, a gente cria leis e regras do que pode ou não pode fazer pra conseguirmos sobreviver. Não precisamos de um deus pra dizer que algo é certo e errado, na própria filosofia tem várias teorias que abordam a moralidade sem utilizar deus no argumento.

E percebe que mesmo nas sociedades onde supostamente um deus deu as regras perfeitas pras pessoas, existiam coisas que tu provavelmente acha cruéis, como escravidão em israel (levítico 25:44, êxodo 21:20-21, 26-27), estupro e genocídio (números 31), apedrejar as mulheres adúlteras, etc. Se essas leis foram feitas por deus então ele estranhamente pensa igualzinho um homem tribal primitivo.
14/06/2023 09h55
Bases morais nasceram de conceitos religiosos mas eu acho difícil afirmar que nasceram de uma mensagem divina ou foram se adaptando com abjetivo de uma melhor harmonia social.
Por exemplo, viver numa sociedade estável é melhor que viver numa guerra, até animais irracionais chegaram nisso.
14/06/2023 09h55
Sim, bora roubar.