Não, as pessoas podem fazer o que quiser, apenas não sabem lidar com as consequências dos seus atos ou tentam acreditar que não existem erros ou acertos nas suas atitudes.

Livre arbítrio é sobre escolhas e não sobre liberdade sem consequências.
19/06/2023 20h35
Já ouvi algumas pessoas falando sobre isso tambem,mas eu não sei,acho que não é ilusão não
19/06/2023 20h46
Isso é teologia inventada, na prática isso é bem limitado.
anônimo
19/06/2023 20h47
Ss, liberdade muito faz mal a saúde. :)
anônimo
19/06/2023 21h04
Não. Há um tempo acreditava, depois vi que essa teoria mecanicista, de que, por exemplo, o fato de neurônios e impulsos elétricos refletirem uma mera determinação do agir é na verdade uma parte do que chamamos de livre arbítrio. Este envolve mais do que uma percepção determinista e de constatação de fatos da vida. É preciso olhar esse tema além das fronteiras do objetivo e submergir no subjetivo. Se tudo fosse mera constatação dos elementos materiais, a vida seria a maior chatice do mundo.
anônimo
19/06/2023 20h22
não
anônimo
19/06/2023 20h21
Eu sou livre
19/06/2023 22h03
Não acho que seja uma ilusão, até porque ninguém te obrigou ou te coagiu para que fizesse essa pergunta.
anônimo
26/05/2024 17h13
Não.
Assim temos como escolher.
elas respondem
anônima
19/06/2023 21h01
Sim. O determinismo junto com algumas abordagens científicas e filosóficas já demonstraram isso. Einstein nunca esteve tão certo quando disse: "Deus não joga dados com o universo". Inclusive a teoria do caos não chega nem perto de refutar o determinismo. O demônio de laplace é perfeito para exemplificar o determinismo. Certas objeções ao determinismo centra-se na incapacidade humana de aprender a cadeia causal por trás dos efeitos. Isto é, a impossibilidade de abraçar o sistema em sua extensão (totalidade dos eventos) e precisão (posição e velocidade). Contudo o fato do homem não ser capaz de conhecer um conjunto X de determinações, não implica na inexistência deste conjunto. E digo mais, o determinismo, à princípio, seria uma característica do funcionamento do universo. O fato de nos seres humanos -por conta da causalidade, não linearidade, princípio de Heisenberg - não conseguirmos "prever" esse determinismo, apenas centra a questão nas capacidades humanas. O universo em si age independente da nossa capacidade de compreendê-lo. Usar exemplos antropocêntricos e interpretar dessa forma é um crime na física.
anônima
19/06/2023 20h23
Sim, pq existe livre árbitro se vamos sofrer as consequências?
anônima
19/06/2023 20h35
o anonimo arrasou
anônima
19/06/2023 21h27
Não concordo, faço o que eu quero com a minha vida
anônima
19/06/2023 22h47
Não, somente nó temos a capacidade de escolher como agir e se comportar, por livre e espontânea vontade