É tanto conteúdo, tantos trabalhos, tantos prazos! E ainda tem o TCC, que não me imagino conseguindo escrever sequer uma página! Mas com essas mudanças nos concursos que estão acabando com os cargos de nível médio será obrigatório ter uma graduação. Ô droga!
Eu me inscrevi pra um de pedagogia à distância num Instituto Federal, mas sei lá, deve ser TÃAAAAAO chato esse curso. Tesc!

elas perguntam
7 9
eles respondem
01/07/2023 12h04
É justamente a cobrança da graduação que prepara a gente para o TCC, além de um bom orientador. O meu foi mais fácil porque eu terminei minha iniciação científica e já fiz meu TCC nesse mesmo tema.
01/07/2023 12h05
Da uma olhada no YouTube de como se faz um TCC. Quando eu tenho muitos trabalhos da faculdade pra fazer em um curto prazo geralmente eu tento fazer 1 trabalho pra todos, tipo tentar fazer um trabalho que seja válido para várias matérias.
anônimo
01/07/2023 12h21
É só levar o TCC com mais naturalidade possível, eu não sei o pq dos professores e orientadores criar tando essa imagem de bicho papão sobre o TCC. Entenda que é um trabalho normal, e que você primeiro domine o assunto… na minha época também faziam esse bicho papão sobre TCC. Na verdade os problemas que você irá enfrentar depois na sua carreira serão muito mais difíceis que um TCC.
anônimo
01/07/2023 12h09
Só é chato aquilo que você não tem motivos para fazer, ou os motivos são fracos.

Tente Pomodoro, método que trabalha com motivação a curto prazo.

Exemplo: Se lhe apontassem uma arma, certamente você alcançaria todos seus objetivos, porque motivação de vida é muito forte.
01/07/2023 12h26
Sei lá, depois de 5 anos numa graduação, fazer um TCC foi só mais um trabalho.

Fiz um tcc muito bacana e tenho orgulho até hj, mas eu via apenas como uma etapa de quem viveu 5 anos no nível superior.
anônimo
01/07/2023 13h07
Eu não consegui
elas respondem
01/07/2023 12h20
Para mim, todo curso online, sem interação e contato com pessoas, se torna ruim. Fiz minha graduação em Pedagogia presencial, é um curso que valeu a pena para mim, não atuo na sala de aula, mas sou técnica pedagógica do município e coordeno uma escola.
As dicas que eu segui e que me ajudaram muito foram:
1. A escolha do tema de pesquisa no 5° período (Meu curso foram 10 períodos);
2. Conheça um bom professor para te orientar, se você perceber que ele está atrapalhando, ao invés, de orientar, caia fora, procure outro (Foi isso que fiz, ainda fiquei dois períodos com ele e no 8° período eu troquei);
3. Leia sobre o que você quer pesquisar, leia muito, faça fichamentos e resumos;
4. Pesquise artigos, dissertações e teses sobre o seu tema em sites acadêmicos;
5. Desde o início, já prepare suas referências, principalmente, as de consulta online. Eu abria um bloco de notas no PC e colava o link do acesso já referenciando - Disponível em: < >. Acesso em: XX jun. 2023.
6. Se for ler em PDF, use o adobe acrobat, ele tem a função de marcador colorido, inserção de textos e você pode localizar palavras-chave no próprio texto;
7. Essa é a dica mais importante: Não acumule disciplina para os últimos períodos. Já curse as atividades complementares e as disciplinas optativas.

TCC não é esse bicho de sete cabeças que falam não, conforme você vai montando, perceberá que cada estrutura vai precisar estar alinhada a outra.
01/07/2023 15h05
Eu faço faculdade pública e de fato é um pore, minha estadual cobra p caçapa e td p eles é um exagero, sobre tcc nao é nda de mais é só uma pesquisa com muitas paginas pq vc precisa introduzir, trazer referencial e etc, eu fiz 2 o primeiro era um tema porco q eu odiava e por isso nao levei ate o fim, isso por causa de professor q n quis me orientar eu acabei sobrando e tive q pegar um tema nada a ver, faltando 2 meses meti o loco e fiz tudo do 0 o tema q eu queria e foi super de boa, entreguei e to aguardando o parecer da banca
01/07/2023 12h08
Prazos, provas e trabalhos não eram um problema pra mim, a questão é q tava em dúvida do curso, deu vontade de desistir, mas meu parceiro me ajudou e me tranquilizou, tanto a terminar o curso, quanto no TCC. Em relação a trabalhos só tava com medo do TCC, mas mandei muito bem e o pessoal da banca disse q foi uma das melhores apresentações
anônima
01/07/2023 12h09
Vou fazer para o ano a minha tese de mestrado...
Não estou preparada ahhhh
anônima
01/07/2023 13h02
já estou imaginando passar por isso,tô querendo jogar pro alto
01/07/2023 13h04
Eu também não me imagino voltando a estudar e passar por tudo isso de novo.
anônima
01/07/2023 14h55
Saindo do site já é um bom começo
anônima
01/07/2023 14h58
Acho q isso depende da faculdade. Eu faço em federal e lá eles arrancam nossa alma de tanta coisa q cobram, mas talvez em particulares n seja tanta loucura. E acho q depende do quanto vc gosta do q cursa, pq ninguém merece ficar 4/5 anos cursando algo q detesta
01/07/2023 15h23
Você gosta da área?