Gente, já vou pedindo respostas sérias, antes de mais nada. Só quem passa pela dependência emocional sabe o quanto isso é ruim, o quando destrói a pessoa cada dia que passa.

Eu não tive a melhor das infâncias, e isso está refletindo agora em minha vida adulta. Acontece que por conta da dependência emocional, por causa de um menino que eu gostei muito, eu adquiri uma depressão que só me fazia chorar. Quando percebi que no final eu não gostava daquele rapaz e que era a dependência emocional falando, me senti melhor, me senti liberta.

Só que agora, eu conheci outro garoto, que me trata bem, só que sinto que estou ficando dependente dele. Isso que eu estou vivendo é horrível, muito ruim. Não quero que minha família saiba, mas estou morrendo por dentro. Estou tendo oscilações de humor, ansiedade, me sinto fracassada. Quando ele some e não me responde me sinto péssima! Eu choro, fico deitada( minha família nem faz ideia), tenho medo de ele ir embora, tento colocar minha vida pra funcionar só que não consigo. Daí quando ele me responde, é como se fosse uma droga que me libera dopamina, fico feliz instantaneamente. Isso está acabando comigo!

Por favor me deem dicas, conselhos. Lembrando que ele não é um rapaz tóxico, o problema sou eu mesma. Sempre crio expectativas rápido demais.

Sei que a terapia é fundamental! Mas se poderem me ajudar dando outras dicas ou conselhos.

Agradeço desde já

elas perguntam
6 9
eles respondem
anônimo
26/08/2023 09h41
Eu acho que é só terapia mesmo. Não acredito que existe solução mágica para esse tipo de coisa. Na terapia, você poderá trabalhar o autoconhecimento, assim entender porque você é assim e então buscar alternativas saudáveis para o seu caso em particular.
19/07/2023 16h51
Você precisa entender que a nossa vida tem várias áreas que precisam da nossa energia mental e física. Sendo assim, você precisa usar seu dia para estar em todas elas. Relacionamento é importante, mas não deve ser prioridade. A prioridade é você. Então, você precisa buscar coisas que gosta de fazer sozinha e ter objetivos pessoais para correr atrás. A terapia é fundamental sim para poder lidar com essas questões suas...
Mas, coloque isso em mente, você é feliz quando está sozinha? Pq precisa tanto do outro? No fim, você é a pessoa mais importante da relação, mas jamais devemos depender do outro para sermos felizes.
Estou aqui digitando isso, mas é complicado de praticar isso. No entanto, se não começarmos, não aprenderemos nunca.
19/07/2023 17h35
Mim desculpe não consigo ter impatia com a sua situação, não consigo te ajudar então nem vou responder sua pergunta com troll
anônimo
19/07/2023 17h26
Muito texto.
19/07/2023 17h05
Você nunca se libertou do real problema, só trocou o foco, você precisa "se concertar" primeiro pra depois tentar conhecer alguém ou vai ser assim pro resto da vida
elas respondem
19/07/2023 22h57
Sei que parece clichê e batido, mas exercícios de autopercepção são de muita ajuda. Escreva sobre o sente, aprofunde-se em sua história pessoal, analise seus padrões, emoções, comportamentos, tente identificar suas necessidades com mais clareza em cada situação. O que você faz por você? O que tem de bom na sua vida?
Cultive seu amor próprio. Priorize seu corpo e sua mente, descubra seus desejos, busque suas paixões, estabeleça limites saudáveis em seus relacionamentos. Tente criar programas individuais, estimule sua autonomia. Reveja/pondere a intensidade de suas expectativas. Faça terapia e seja paciente com o processo. Liberdade emocional é qualidade de vida, um presente que você merece e que está ao seu alcance. :)
26/08/2023 09h36
Olha, acredito que você deva reservar mais tempo para si mesma, fazer coisas que você adoraria e até mesmo para ajudar em aparência física, as vezes um dia para passar com as suas amigas. E entender também que o relacionamento de vocês pode acabar a qualquer momento, como você lidaria com isso? Acredito que você deva dar atenção para outras coisas também, procurar novas amizades e interagir, se socializar. O tempo passa tão rápido quando estamos conversando com alguém ou fazendo algo que gostamos e, nem percebemos que nem sequer passamos tanto tempo pensando naquela pessoa. Tenta ter mais autoconfiança também, que você não precisa de ninguém e sabendo disso, a sua dependência vai embora. E muito cuidado, dependência faz a gente cobrar muito e sufocar o outro, coisas que são pequenas se tornam brigas. Então apenas cuidado.
anônima
19/07/2023 17h43
Passei por isso. A única coisa que fiz foi tentar ressignificar a imagem dele. Parar de olhar os pontos positivos e focar nos negativos. Entender que ele não é um ser humano especial.
19/07/2023 17h36
Livro de autoajuda e livros científicos sobre o assunto.
19/07/2023 17h39
se quiser trocar uma ideia mais detalhada, me chama no chat
anônima
19/07/2023 18h36
Você já tentou ocupar mais o seu dia? Você estuda, trabalha, faz alguma atividade física? Tira um tempinho pra cuidar de você?
19/07/2023 23h04
Procure ajuda profissional. A sua infância passou e por mais que tenha sido dura, hoje vc já tem condições de ressignificar.
Pensei que o relacionamento amoroso é só um complemento, algo para somar. Foque em se cuidar, mater um círculo de amizades, relações familiares, estudo, autocuidado. Ou seja, cuidar da sua vida sem colocá-la como responsabilidade do outro.
anônima
19/07/2023 23h04
A verdade é que ser humano nenhum aguenta representar esse papel na vida do outro: salvador emocional. Você precisa ter a coragem de olhar pra dentro de si e chamar o que te aflige pelo nome e tratar: traumas, carências, irresoluções, e sempre tendo a consciência que somos seres incompletos e insatisfeitos. Acontece que queremos transferir essa obrigação para o outro, por isso o usamos como boia de salvação, mas a psicologia que nos salva é essa: "Caim, o mal jaz à porta; cumpre a ti dominá-lo".
anônima
27/08/2023 07h28
Alem da terapia
Leia livros de auto ajuda
Fortifique seu espiritual também