Isso é uma desgraça para ambos. Dizem que o amor é cego, pois não conseguimos ver os defeitos. O antídoto é listar todos os defeitos dele que você não gosta e focar nisso.
Se você veio até aqui perguntar é porque já fez de tudo, acho que é melhor reconhecer que gosta dele e abraçar, reconhecer falhas e parar tambem é adulto.
"Amor platônico"... Tá explicado. Esses amores aí são só uma ilusão "do que seria". Não é real. Você não conhece a pessoa numa relação, você não conhece o caráter dele se relacionando com alguém, você conhece 1% dele e cria todo o restante na sua cabeça.
Se tivesse namorado e terminado, superaria mais rápido. Com essa imagem de príncipe encantado na cabeça, fica mais difícil mesmo.
Se afastando, focar em outras coisas, iniciar alguma atividade, terapia...ou entender que nem tudo na vida é pra ser.
As vezes a pessoa é legal, você gosta da amizade...então tem que criar uma "linha imaginária" dos limites disso.
Estabelecido até onde pode ir, não ultrapassar seus limites para não se machucar. Aí depende muito de equilíbrio emocional.
Eu era assim obcecada por um cara feio que mora em outro estado, gostei dele durante três anos e finalmente me desapeguei não sinto a menor vontade de conversar com ele. Ele é um lixo de pessoa não vale nada