Para Aristóteles, o amor é uma emoção e um sentimento.
Ele via o amor como uma forma de amizade, baseada na reciprocidade e no afeto mútuo, está relacionado à busca da felicidade, uma vez que ele acredita que a amizade é essencial para uma vida bem vivida.
O amor aristotélico é mais focado nas relações interpessoais e na conexão humana.

Platão via o amor como uma aspiração espiritual em busca do Belo e do Bem.
Para ele, o amor terreno é apenas um reflexo imperfeito do amor divino e eterno, que é uma contemplação das formas ideais.
O amor platônico transcende o mundo material e procura atingir um nível superior de conhecimento e sabedoria. O foco de Platão está na dimensão metafísica e transcendente do amor, relacionando-o com a busca pelo conhecimento e pela verdade.

Agostinho aborda o amor ágape, uma perspectiva cristã, relacionando-o à busca por Deus e à verdadeira felicidade.
Ele considera que o amor é o impulso que leva as almas a buscarem a união com Deus. O amor agostiniano é profundamente espiritual e está ligado à noção de caridade e compaixão pelos outros.
Para Agostinho, o amor é uma força transformadora que nos leva à realização pessoal e à comunhão com Deus.

"O Banquete" - Platão
"Ética a Nicômaco" - Aristóteles
"Confissões" - Santo Agostinho

Um diferencial do Amor ágape comparado ao platônico e aristotélico, é a necessidade de amar até mesmo seu inimigo, difícil.

eles perguntam
4 9
elas respondem
anônima
04/08/2023 21h25
Aristotélico.
anônima
04/08/2023 21h26
Gostei mais do aristotélico.
04/08/2023 21h26
Ágape.
anônima
04/08/2023 21h39
Aristotélico
eles respondem
anônimo
04/08/2023 21h25
Ágape. Ademais, esse é o amor mais almejado, creio eu, ou o mais sensato. Porém, pouquíssimos de fato amam "agapamente", inclusive eu preciso melhorar muito para atingir e concretizar esse tipo de amor.
Dng
04/08/2023 21h30
Admiro muito Aristóteles, e creio que suas considerações sobre o amor são as mais humanamente praticáveis, além, claro, do exemplo de cumplicidade que devemos ter para com os outros.
Contudo, o amor de Agostinho é aquilo que Jesus Cristo pregou e nos deu de exemplo, sendo, ao meu ver, o mais belo, genuíno e sincero possível.
04/08/2023 21h45
Platônico.
anônimo
04/08/2023 21h27
Nenhum.
anônimo
04/08/2023 21h30
Amor não existe nos dias de hoje
anônimo
04/08/2023 21h44
Amor Eros, só penso em transa
anônimo
04/08/2023 21h50
Nenhuma das opções.
04/08/2023 22h11
Tudo conversa pra boi dormir.
06/08/2023 04h41
Caverna do Platão.