elas respondem
Interessante. O PT tem mais votos justamente onde tem mais analfabetos. Coincidência? Acho que não.
Essa pesquisa se baseia tb em muitos trabalham na roça... ate hoje. Muita gente humilde, desinformada... Só que aos poucos esta melhorando, muitos estudantes de filhos dessas pessoas passando em universidades e se formando, é um processo lento, mas prospero.
Fora tb tem os que nao estão nem ai, se contentam com a bolsa familia e fazer filhos, é o que mais tem.
Bolsa familia ja deveria ter sido cancelada ou so em casos realmente, fossem necessarios. Maioria nao quer trabalhar nem estudar, so por causa da bolsa familia, o que mais tem no nordeste.
O analfabetismo do nordeste atinge a população idosa e residentes de áreas rurais, antigamente as pessoas tinham que escolher entre se alimentar e estudar.
Um outro fator determinante é o passado escravocrata, a região do nordeste sempre foi esquecida e a grande população eram de escravos.
deve ser pq é a região mais pobre, embora a diferença pro norte seja bizarra e o norte tb seja pobre.
Paraná decepcionou
Deve ter mt pobre, pouco saneamento básico, trabalho rural e essas coisas
Respeita minha Bahia, seus lixo
investem mais no sul e sudeste, é como se o nordeste e o norte não existissem, mas o nordeste é mais esquecido
De qual ano é essa pesquisa?!
A pergunta correta seria: A QUEM INTERESSA esse quadro?²
É sobre isso.
eles respondem
Engraçado q é a mesma galera q elegeu o LULA kkkkkkkkkk
O nordeste é o curral eleitoral da esquerda. Quanto mais ignorantes mais fácil de enganar para conseguir votos.
A pergunta correta seria: A QUEM INTERESSA esse quadro?
É natural que regiões identificadas por um baixo índice de desenvolvimento humano vivenciem desafios relacionados à esfera educacional. Nestas circunstâncias, verifica-se que o patamar qualitativo da instrução é diminuto, ou se manifesta em sua ausência íntegra, entrelaçado à circunstância de que tais indivíduos se envolvem em atividades laborais precocemente, ocasionalmente abdicando da frequência escolar.
No que diz respeito aos jovens do sexo feminino, um elemento de peso considerável é representado pela ocorrência de gestações durante a adolescência, fator que concorreu para o incremento do afastamento escolar. Por sua vez, os rapazes têm por hábito inserir-se no mercado de trabalho a fim de prover auxílio às famílias, muitas vezes constituída por vários membros. Uma vez que essas pessoas geram descendência, o ciclo se repete, consolidando-se o mencionado padrão socioeducacional de analfabetismo funcional ou total.
Porque os nordestinos viveram no cabresto dos coronéis desde os tempos das capitanias hereditárias, depois das famílias também coronelistas Magalhães, Calheiros, araes etc que perpetuam a miséria e analfabetismo para manter o povo burro... e quando poderiam fazer diferente, elegem a esquerda que vai mantê-los como curral eleitoral por meio de bolsas e cotas, típicas da dominação assisstencialista marxista. Resumindo, merecem esses indicadores.
Só o pessoal mais velho, é só esperar eles morrerem q isso acaba.
É ainda uma região com muita desigualdade social e pouca oferta de empregos. Isso faz com que muitos jovens optem por trabalhar cedo para ajudar a família, trazer sustento pra casa. Alguns fogem para RJ ou SP em busca de emprego, não à toa que há tantos nordestinos no RJ e SP. Muitos só não vão para SC porque o povo lá é mais fechado, conservador...
Estados como SC possuem baixos níveis de desemprego, o que reflete indiretamente na desigualdade social, isso contribui para que os jovens possam passar mais tempo estudando do que trabalhando.
Isso também afeta os benefícios sociais, no qual a região nordeste depende mais. Por causa do seu fraco crescimento industrial e econômico, além de começar a trabalhar mais cedo, são pessoas que acabam dependendo de auxílios do governo no futuro, principalmente se quiserem fazer filhos e não levarem uma vida mais austera.
As possíveis soluções pra isso passaria por uma transformação econômica na região. Adotar um modelo de economia mais austera e liberal como ocorre em estados como SC e SP, e investir em infraestrutura para que a região seja mais atraente ao investidor. Infelizmente, hoje em dia o governo federal tem muito poder sobre os estados, o que dificulta para que os governadores possam fazer mudanças impactantes em seu modelo econômico local. A região nordeste podia aproveitar suas belezas naturais e investir em turismo e gastronomia. Trazer segurança para que atraia turistas de todo lugar do mundo, seria interessante. Criar parques aquáticos, cassinos, parques naturais, atrações, clube de competições, hotéis de luxo, monumentos, e etc... Porém, infelizmente, algumas mudanças precisariam do aval do governo federal, o que já empaca metade do projeto. O governo local, precisaria também ter uma política fiscal menos gastadora, para que ao sobrar dinheiro, investir em projetos mais ambiciosos e largar mão de políticas públicas fracassadas.
Não é questão de opinião, basta estudar o processo de formação da região, a seca(sem água=sem desenvolvimento=sem investimento=sem educação, saúde, etc) o êxodo da população para os polos comerciais e entender o contexto.
Mas nesse século a queda na alfabetização tem sido uma constante, graças ao bolsa família(filhos precisam estar indo para a escola, o que diminui a evasão e abandono, e aumenta a alfabetização), criação de escolas e universidades e maior acesso de pessoas pobres( até hoje muitos universitários sãos os primeiros da família a ingressar numa faculdade). Não à toa, as escolas públicas do Ceará figuram entre as melhores do país e a molecada de lá é a que mais tira 1000 no Enem. Tem que manter issaê.
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ceara/amp/ceara-tem-4-maior-queda-na-taxa-de-analfabetismo-no-nordeste-entre-2016-e-2022-segundo-ibge-1.3378220
Não me importo, não quero saber de política, tenho raiva de quem sabe, é tudo uma fraude e eu não tô nem aí pra essas coisas.
Você verá que este mesmo mapa bate com o IDH. O sul e sudeste possuem economias melhores. Mais dinheiro, melhor educação, serviços, infraestrutura, etc.
Estou com a
@Fadadafloresta. Qual a data dessa pesquisa e a fonte? Para poder expressar uma opinião. Mesmo porque, como disse a
@Mitski, não deve ser uma quadro atual, já que era uma realidade entre o povo mais velho.
Pq é tudo pobre e recalcado
Antigamente eu entendo, que era porque eles meu estudavam pra trabalhar na adolescência, hoje em dia tem escolas suficientes pra eles, e mesmo assim não estudam, ou seja virou algo normal não estudar lá, por isso o índice de analfabetismo tão alto pra essa região.
Quanto mais ignorante e incapaz intelectualmente é uma pessoa, mais fácil é de vender qualquer tipo de ideia. Esse é o business principal do PT e todo e qualquer tipo de ideologia política que se baseia nesse fator pra governar.
Infelizmente o Nordeste elegeu o Lula. Putz